Estado estimula pólos setoriais de produção

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 17 de novembro de 2003

seg, 17/11/2003 - 9h56 | Do Portal do Governo

Iniciativa busca desenvolvimento regional, com ênfase na criação de empregos

O governo paulista está apostando nos pólos setoriais de produção (clusters) para estimular a criação de novas indústrias no interior do Estado.

A iniciativa mobiliza entidades empresariais, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), universidades, cooperativas de trabalhadores e outros segmentos em atividades como fabricação de sapatos, móveis, confecções infantis, cerâmica, luvas industriais de couro.

“Nossa idéia é integrar as ações, promover a interface dos agentes público e privado e focar na territorialidade para promover o desenvolvimento regional no Estado’, afirma o secretário estadual de Economia e Planejamento, Andrea Calabi.

Nessa agenda de cooperação, um dos focos é o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e a geração
de empregos.

Financiamentos – Como alguns desses segmentos já estão em plena atividade, o Sebrae está analisando a contratação de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de cerca de US$ 20 milhões
para que as empresas que participam desses clusters possam vender suas produções para o mercado externo,
como já acontece em Limeira, por exemplo.

A cidade conta com empresas que produzem jóias e bijuterias e empregam cerca de 20 mil pessoas.

De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (Sindijóias), este é o maior pólo de bijuterias e jóias do País, responsável por 60% da produção nacional, com vendas para a América do Norte, Peru, Colômbia, Venezuela e África.

A região de Araraquara, conhecida tradicionalmente pela produção de laranja, vem desenvolvendo um novo ramo de atividade econômica, a confecção de bichos de pelúcia, na cidade de Tabatinga. Em Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Nova Odessa, o destaque é para a indústria de confecções.

A fabricação de calçados, uma tradicional atividade em Franca, expandiu-se nos últimos anos para os municípios de Jaú e Birigüi, que se especializaram na produção de modelos femininos e infantis, respectivamente.

Em Ibitinga, os bordados dominam a produção local. Em Itu, Tambaú, Pedreira, Porto Ferreira e Santa Gertrudes,
a produção está centrada na cerâmica. E em Mirassol e Votuporanga, o destaque é a indústria de móveis.

(E.L.)