Estado envia reforço de vacina contra o rotavírus

Correio Popular - Quinta-feira, dia 20 de julho de 2006

qui, 20/07/2006 - 10h46 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai disponibilizar mais de 150 mil doses da vacina contra o rotavírus para os municípios paulistas. A medida é preventiva, uma vez que nesta época do ano é mais comum a incidência da doença. A imunização contra o rotavírus foi incluída no calendário do Programa Nacional de Imunizações em março deste ano. A região de Campinas vai receber um reforço de 15 mil doses da vacina, que serão distribuídas até a próxima semana.

Conforme dados da Secretaria, no período de abril a junho, 150 mil crianças foram vacinadas contra o rotavírus no Estado, das quais 13 mil da região de Campinas. As outras 150 mil doses estão sendo distribuídas para dar continuidade à imunização durante os meses de Inverno, quando normalmente ocorre um aumento no número de casos de rotavírus, explica a coordenadora de imunização da Secretaria estadual, Helena Sato. Segundo Helena, os sintomas do rotavírus podem ser confundidos com doenças típicas dos meses mais frios. Por isso é necessário que os pais fiquem atentos e levem seus filhos para tomarem vacina. “Mães e pais precisam agora levar as crianças para mais uma vacinação. As doses contra o rotavírus são importantes para reduzir os casos da doença”, reforça.

A vacina contra o rotavírus é oferecida por via oral e deve ser aplicada em duas doses: aos 2 meses (no máximo aos 3 meses e sete dias) e aos 4 meses de idade (máximo aos 5 meses e sete dias), juntamente com as vacinas contra poliomielite e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche) e haemophilus. É necessário respeitar intervalo de quatro semanas entre as duas doses.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o rotavírus é responsável por cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até 5 anos, atingindo principalmente os menores de 1 ano. (Delma Medeiros/Da Agência Anhangüera)