Estado e Prefeitura vão andar de mãos dadas

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 7 de dezembro de 2004

ter, 07/12/2004 - 8h28 | Do Portal do Governo

Equipes de Alckmin e Serra apresentaram propostas de parcerias para turbinar ações

Bruno Paes Manso

Mutirão na saúde para consultas e exames com suporte de hospitais e funcionários ligados ao Estado. Reativação da parceria entre o Município e a Fundação para o Remédio Popular (Furp) para aumentar a oferta de medicamentos nos hospitais. Integração entre o metropass – programa estadual que pretende unificar a passagem de trem e metrô – e o Bilhete Único. Unificação das matrículas das escolas estaduais e municipais. Parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM). Utilização dos dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para nortear os investimentos nas pastas sociais.

Nas duas horas que durou o primeiro encontro entre a equipe de transição tucana e integrantes do governo estadual, os participantes constataram que o PSDB está diante de uma experiência inédita que oferece grandes possibilidades de parcerias. ‘Acredito que esta vai ser a experiência mais intensa do partido em termos de parcerias administrativas’, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira. ‘Nunca vivemos uma experiência com tamanho potencial.’

Do encontro de ontem, realizado no Palácio dos Bandeirantes, do lado do governo estadual, além de Madeira, participaram o secretário Eduardo Guardia, da Fazenda, e técnicos de ambas as pastas. Pela equipe de transição, estiveram presentes Clóvis Carvalho, coordenador, Felipe Soutello e Hubert Alquéres.

Carvalho e Madeira devem coordenar o diálogo entre os grupos, que vai se estreitar a partir do momento que os secretários forem escolhidos. ‘O governo do Estado mostrou-se totalmente disposto a realizar as parcerias’, disse Soutello. ‘Sinergia e inteligência vão ser palavras-chave na próxima gestão.’

Como resultado da reunião, algumas marcas do governador Geraldo Alckmin devem ser repassadas e ganhar força na administração municipal.

Na área de gestão pública, o governo eletrônico, a bolsa eletrônica – em que compras do governo são feitas por internet – e o Poupa Tempo – que reúne e agiliza uma série de serviços estaduais ao público – devem também virar marcas da administração de José Serra.

Na segurança pública, o entrosamento dos comandos policiais deve ser facilitado porque o prefeito e o secretário estadual de Segurança são ligados ao mesmo partido. Serra, contudo, deseja escolher os lugares onde investir certos recursos a partir dos dados de criminalidade.

Os números da Fundação Seade e do Infocrim serão a referência. ‘Os locais com maior quantidade de roubo, por exemplo, devem receber prioritariamente investimentos em iluminação’, afirma Soutello.

Combate a enchentes, cuidados de menores em situação de liberdade assistida, investimentos em obras como metrô e Rodoanel foram outras das parcerias discutidas. Depois de escolhidos, os secretários devem iniciar conversas entre si para detalhar como irão tocar as idéias no dia-a-dia.