Estado e Prefeitura contra o crime

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 1 de abril de 2005

sex, 01/04/2005 - 9h28 | Do Portal do Governo

Comandos das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal traçaram plano de ação: vão mapear as regiões por tipo de crime e dividir responsabilidades no seu enfrentamento. Também está na mira o comércio irregular praticado nas ruas da cidade

CAMILA ANAUATE

Depois de quatro reuniões, os comandos das Polícias Civil e Militar, representantes da Prefeitura e a Guarda Municipal decidiram ontem colocar em prática ações que integram atividades da Prefeitura e do Estado no que diz respeito à política de segurança na Capital. O primeiro passo a ser dado serão encontros bimestrais entre as polícias e as Subprefeituras com o objetivo de mapear locais onde é necessário intervir para coibir a violência e apertar a fiscalização contra estabelecimentos comerciais irregulares, camelôs e prostituição, por exemplo.

‘Haverá operações como a que ocorreu em março no Centro, na região da Cracolândia. No caso da Lapa, a Rua 12 de Outubro provavelmente será o foco’, afirmou o secretário Municipal das Subprefeituras, Walter Feldman. Ele explicou que cada Subprefeitura fará um diagnóstico local para planejar ações conjuntas com as polícias. ‘Será uma operação combinada que terá para cada região um plano estratégico do combate ao crime que envolva não apenas os efetivos das corporações como ações de políticas públicas. É um trabalho de combate e prevenção’, completou.

Compareceram à reunião, ontem pela manhã, o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Eclair Teixeira Borges, o delegado geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, o secretário municipal das Subprefeituras, Walter Feldman, os Subprefeitos de Pinheiros, Butantã, Lapa, Sé e Vila Mariana e o coordenador da Guarda Municipal, coronel Alberto Silveira Rodrigues. Esse foi o quarto encontro desde o início da gestão do prefeito José Serra PSDB.

‘Nunca entendi por que a ex-prefeita Marta PT não quis entrar nos projetos de segurança conosco. Com ela tudo era sempre muito difícil’, disse o secretário Saulo. Para ele, traçar planos com subprefeitos que saibam priorizar determinadas áreas é um sonho para qualquer secretário de segurança pública. ‘Cada subprefeito dará uma prioridade e nós ajudaremos nessas operações. Na Lapa, será contra camelôs e contrabando. Em Pinheiros, contra a pichação’, afirmou. Saulo ainda garantiu que o Estado também tem suas prioridades, como pontos onde os criminosos se ocultam e usam para cativeiro e pessoas que alimentam o roubo no crime de receptação, por exemplo.

O secretário acredita que a principal contribuição do Estado na Capital será o poder de polícia no município. ‘A Guarda Civil Metropolitana assume áreas de baixa criminalidade e nós vamos para as regiões de alta, vamos para o Glicério, para o Parque Dom Pedro’, disse. ‘Vamos começar para valer.’