Estado e hospital negociam reativação de maternidade

ValeParaibano - Terça-feira, 28 de junho de 2005

ter, 28/06/2005 - 10h43 | Do Portal do Governo

Instituição de Campos estuda proposta para reabrir unidade

Campos do Jordão

A Secretaria de Estado da Saúde quer dar ainda esta semana uma solução definitiva para o problema da falta de uma maternidade em Campos do Jordão.

Para tanto, a Coordenadoria de Saúde do Interior promoveu ao final da tarde de ontem em São Paulo uma nova reunião com a direção do Hospital São Paulo com o objetivo de reativar a maternidade do município.

A proposta, em linhas gerais, foi aceita pelo hospital, que passará agora a uma discussão interna sobre os valores dos repasses financeiros envolvendo as referências.

Uma resposta final sobre a assinatura do termo de cooperação técnica deverá ser encaminhada ao governo do Estado até amanhã.

A secretaria estadual pretende vincular a reativação da maternidade, por meio da contratação de 20 leitos, a um suporte financeiro por conta da transformação do hospital em referência geriátrica para a região em relação a pacientes idosos em estado crônico. Para isso, seriam referenciados mais 100 leitos do hospital. O termo de cooperação técnica para os dois serviços implicaria em repasses na ordem de R$ 150 mil mensais.

Atualmente o Hospital São Paulo atende pacientes com tuberculose. Estes pacientes, cujo número vem diminuindo a ano devido a evoluções no tratamento, ficariam sob responsabilidade dos hospitais Sanatorinhos e Bandeira, ambos em Campos do Jordão. Com isso, o espaço hoje destinado aos pacientes com tuberculose seria dos idosos, precisando apenas de pequenas adaptações.

PARALISAÇÃO – Desde o início do ano, quando houve a paralisação do atendimento da maternidade do Hospital São Paulo, os bebês de Campos do Jordão estão nascendo no Hospital Bom Jesus, em Tremembé. A Santa Casa assumiu provisoriamente a maternidade entre 20 de março e 9 de maio, quando foram registrados 118 nascimentos. Por falta de pagamento da prefeitura, a parceria não foi adiante.

A reunião de ontem contou com a presença da diretora da DIR 24, Sandra Tutihashi, representantes da mesa provisória curadora do Hospital São Paulo e com a coordenadora de regiões, Maria Iracema Leonard.

Mesmo com a solução do impasse envolvendo a maternidade de Campos do Jordão, a cidade permanecerá sem um local para cirurgias de urgência e emergência.

Estes procedimentos estão atualmente referenciados para o Hospital Regional de Taubaté. Enquanto isso, a prefeitura deverá inaugurar dia 2 uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) municipal.