Estado discute inclusão de portadores de deficiência

Diário de S.Paulo - Terça-feira, 14 de setembro de 2004

ter, 14/09/2004 - 10h52 | Do Portal do Governo

Semana da Solidariedade busca compromisso com a diversidade, o respeito às diferenças e a igualdade de chances

A inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência é o foco da Semana da Solidariedade do Governo do estado, que começa hoje na Capital. A intenção do evento é divulgar as diversas possibilidades de integrar os portadores de necessidades especiais no convívio social e no mercado de trabalho. “É preciso que haja o compromisso ético da população com a diversidade, o respeito com as diferenças e a igualdade de chances para que todos possam desenvolver seus potenciais”, diz a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin.

A abertura da semana será às 11h, no Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano, na Estação Especial da Lapa, situada na Rua Guaicurus, 1.274, Zona Oeste de São Paulo. O centro foi escolhido por ser considerado um espaço-modelo onde acontecem cursos de iniciação profissional, de oficinas culturais e de práticas esportivas adaptadas para portadores de deficiência. O local atende 1.800 pessoas, 70% delas deficientes. O estado de São Paulo possui 4 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

No país, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 24 milhões de portadores de necessidades especiais. Desse total, nove milhões estão em idade para trabalhar, mas apenas um milhão exerce atividades remuneradas (200 mil com carteira de trabalho assinada). Informações sobre a semana podem ser obtidas no telefone 3874-6952.