Estado discute futuro da Serra do Mar

A Tribuna - Terça-feira, dia 10 de outubro de 2006

ter, 10/10/2006 - 10h39 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

  A Secretaria de Estado do Meio Ambiente promove hoje das 9 às 17 horas em Cubatão um encontro aberto ao público para debater A Serra do Mar: Ameaças e Oportunidades. O encontro ocorre em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais.

  O evento, que também tem por objetivo divulgar informações sobre a região e os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 21 anos de existência da Comissão Especial para Restauração da Serra do Mar, ocorrerá no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá), sentido litoral-Capital.

  Segundo a secretaria, o comprometimento da vegetação da Serra do Mar teve início com a implantação e expansão do pólo industrial de Cubatão, a partir da década de 50. O processo de industrialização ocorreu sem considerar o aspecto de preservação ambiental e tal fato, associado às características topográficas e meteorológicas da região, que dificultam a dispersão dos poluentes, resultou em graves problemas de poluição, provocando a morte da vegetação nas encostas da serra.

Controle

  A intensa degradação ambiental teve como conseqüência a ocorrência de deslizamentos generalizados junto ao parque industrial, culminando com um acidente ambiental de grande porte, em janeiro de 1985.

  A partir desta ocorrência, o Governo do Estado criou a Comissão Especial para Restauração da Serra do Mar, com a finalidade de gerenciar medidas para a prevenção e o controle de deslizamentos, além de propor ações para a recuperação da vegetação degrada nas encostas adjacentes ao pólo industrial.

  A comissão é coordenada pela secretaria, através de representantes da Cetesb. Conta com a participação ativa das seguintes instituições: Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Florestal, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Regional de Defesa Civil da Baixada Santista (Redec), Prefeitura Municipal de Cubatão; Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em Cubatão; Concessionária Ecovias dos Imigrantes.

Palestras

  Durante o encontro, o público será informado sobre as intervenções realizadas para o controle da poluição industrial, o processo de revegetação das encostas, detalhes do plano de contingência e os avanços alcançados.

  Entre os palestrantes estão a promotora de Justiça Liliane Garcia Ferreira; o gerente da Cetesb em Cubatão, Marco da Silva Cipriano; a coordenadora da Regional de Defesa Civil (Redec I 2), Regina Elsa Araújo; o coordenador do Plano de Auxilio Mútuo de Cubatão (PAM), Orlando Carvalho de Jesus; o secretário da Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento de Cubatão, Ricardo Felipe Lascane; o diretor regional do Ciesp/Cubatão, Marco Paulo Penna Cabral; e Adalberto Ferreira da Silva, diretor de Planejamento da Unidade de Preparação de Projeto da Prefeitura de Cubatão.