Estado de SP tem 19 das 20 melhores rodovias do país

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 7 de outubro de 2004

qui, 07/10/2004 - 10h41 | Do Portal do Governo

Pesquisadores rodaram 74 mil quilômetros em um mês

PATRÍCIA EVELYN

Dezenove dos 20 melhores trechos rodoviários do Brasil estão localizados no estado de São Paulo, sendo que 18 deles são administrados pela iniciativa privada, informa a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Os dados constam da Pesquisa Rodoviária 2004, divulgada ontem pela instituição. Entre 28 de junho e 29 de julho, 14 equipes de pesquisadores rodaram 74.681 quilômetros de estradas, 20.612 deles na região Sudeste.

Em São Paulo, foram avaliados trechos de 55 rodovias. A pesquisa analisou toda a malha rodoviária federal pavimentada e os principais trechos das rodovias administradas pelo estado e pela iniciativa privada. Durante o estudo, a CNT avaliou o estado geral de conservação da rodovias, considerando três quesitos: qualidade do pavimento, da sinalização e da geometria (traçado) das vias. O trecho São Paulo/Limeira (SP) da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), foi o que recebeu a melhor avaliação: 100% ou ótimo. Nos 163 quilômetros analisados na Bandeirantes, administrada pela AutoBan, os três quesitos foram considerados ótimos.

No segundo e terceiro lugares do ranking estão a ligação Limeira/São José do Rio Preto da Washington Luiz (SP-310) e o trecho São Paulo/Taubaté da Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070). Somente um dos 20 piores trechos passa pelo estado: a ligação de Lorena (SP) a Poços de Caldas (MG). Nos trechos pesquisados em São Paulo, o maior problema refere-se ao traçado das estradas: quatro rodovias foram classificadas como péssimas nesse quesito, cinco foram consideradas ruins e 20, deficientes.

Na avaliação do estado geral das estradas estudadas no país, o Nordeste apresentou 24,4% da extensão em péssimo estado de conservação, contra 11% no Sudeste. De acordo com o levantamento, 74,7% da extensão pesquisada apresentou algum tipo de problema.

Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, as estradas concedidas geralmente são melhores porque há os investimentos das concessionárias e da receita dos pedágios. Em São Paulo, 3,5 mil quilômetros de rodovias são administrados pela iniciativa privada. As pesquisas dos últimos anos apontam que a boa qualidade de maior parte das rodovias paulistas tem se mantido.