Estado de SP manterá a vacinação contra rubéola

Folha de S.Paulo - Sexta-feira, 19 de setembro de 2008

sex, 19/09/2008 - 11h05 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo 

Em razão da relativa baixa procura dos paulistas pela vacina contra a rubéola, o governo do Estado e as prefeituras resolveram manter a campanha de vacinação por tempo indeterminado.

Além dos postos que já vinham participando da campanha, a vacina será oferecida em locais de grande circulação de pessoas, como rodoviárias, ginásios esportivos, estádios, cinemas e áreas comerciais.

A campanha nacional teve início em 9 de agosto e deveria ter terminado na sexta-feira passada. No entanto, acabou sendo prorrogada em diversos Estados até amanhã.

Até a semana passada, São Paulo havia vacinado perto de 75% da população, um dos índices mais baixos do país. Santa Catarina e Alagoas, por exemplo, haviam imunizado respectivamente 90,33% e 89,64%.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% dos homens e das mulheres na faixa dos 20 aos 39 anos.

Até o último balanço, 10,6 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Estado de São Paulo. Para atingir a meta de 95%, é necessário imunizar mais 2,9 milhões de paulistas -a maior parte dessas pessoas se concentra nas 43 maiores cidades, como a capital, Campinas, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Embora não tenha maiores impactos na saúde dos adultos, a rubéola pode ter graves conseqüências para o bebê em gestação na barriga da mãe -de defeitos físicos à morte.

Os endereços dos postos de vacinação da capital paulista estão no site www.cve.saude.sp.gov.br.