Estado dará bônus por rendimento a escolas e faculdades técnicas

Folha de S.Paulo - Quinta-feira, 13 de março de 2008

qui, 13/03/2008 - 15h22 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O governo de São Paulo anunciou ontem que implementará um bônus a docentes e funcionários das escolas e faculdades técnicas com base no desempenho dos seus alunos.

A medida será semelhante à adotada pela Secretaria da Educação aos servidores das escolas de ensino básico.

A decisão foi anunciada pelo governador José Serra (PSDB), durante cerimônia que marcou o envio à Assembléia de um projeto de plano de carreira para os profissionais do ensino técnico -a bonificação por desempenho consta na proposta.

Atualmente, os servidores das Etecs (escolas técnicas, que também oferecem ensino médio) e Fatecs (faculdades de tecnologia) recebem um bônus com base apenas na assiduidade e na avaliação institucional da unidade. Ou seja, não considera o desempenho dos alunos.

A premiação irá considerar a evolução dos indicadores de cada escola ano a ano. “O que importa para nós não é quem é melhor ou pior. É quem melhorou”, disse a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (que administra as Etecs e Fatecs), Laura Laganá.

Para fazer essa avaliação, o governou chamou a Fundação Getulio Vargas para elaborar um projeto de avaliação aos alunos do ensino técnico (só nas Etecs, são 82 cursos diferentes, que vão de eletrônica a produção de açúcar e álcool).

Tanto o Sinteps (sindicato dos professores e funcionários) quanto a Adfatec (associação dos docentes das Fatecs) afirmaram que a medida pode ser positiva, mas esperam para analisar o projeto na íntegra.

Serra afirmou também que o plano de carreira enviado à Assembléia prevê que o número de funcionários do Centro Paula Souza irá triplicar até 2010.

A proposta apresenta também reajuste salarial aos servidores (aos funcionários, por exemplo, entre 10% e 40,6%).

Ausência de pessoal

Ontem, a Folha mostrou que o sistema sofre com falta de servidores, problema agravado com a expansão das escolas e faculdades iniciada na gestão Geraldo Alckmin (PSDB). Entre 2005 e 2007, a quantidade de Etecs e Fatecs aumentou 33,6%, enquanto o número de técnicos-administrativos chegou a ter queda de 0,27%.

Além da falta de funcionários, o sindicato dos funcionários reclama de baixos salários. Alunos da Etecap, de Campinas, chegaram a protestar -eles estavam impedidos de usar uma biblioteca por falta de funcionários.