Estado dá prêmio para agricultor do litoral

ValeParaibano - Quarta-feira, 12 de novembro de 2003

qua, 12/11/2003 - 9h57 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de São Sebastião

Pequenos produtores de São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte, serão beneficiados com o projeto de subvenção ao prêmio do seguro rural agrícola lançado anteontem pelo governo do Estado.

As duas cidades foram as únicas do Vale do Paraíba e Litoral Norte incluídas no plano, que destinará R$ 10 milhões a 20 mil agricultores de 219 municípios de 24 regiões agrícolas do Estado. No caso do Litoral Norte, o incentivo será destinado à produção de banana.

Serão beneficiados pequenos produtores com renda anual de até R$ 100 mil, que cultivam milho, feijão, banana, laranja e uva. O incentivo será destinado à safra 2003/2004.

Os agricultores terão acesso à subvenção de 50% do prêmio do seguro. O Banco Nossa Caixa será responsável pela operacionalização e as seguradoras, como a Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo), farão o seguro. Os recursos já estão disponíveis.

‘Esse projeto será muito importante para os produtores do Vale e Litoral Norte, que terão uma garantia em caso de perda da produção. Hoje, eles têm que arcar sozinhos com os prejuízos’, disse o diretor da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Pindamonhangaba, João Bosco Pereira.

Durante o lançamento do projeto em São Paulo, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, afirmou que outras cidades serão posteriormente incluídas no incentivo.