Estado cria Poupatempo Móvel para atender a região

Diário da Região - Osasco - Quarta-feira, 17 de novembro de 2004

qui, 18/11/2004 - 10h57 | Do Portal do Governo

Montada em um caminhão, versão ‘itinerante’ do serviço será levada às cidades para fazer emissão de documentos

Érica Celestini

Enquanto o Poupatempo de Osasco não é inaugurado, os moradores da região poderão contar com uma versão itinerante do serviço. O governador Geraldo Ackmin anunciou ontem, que pretende criar duas novas unidades do Poupatempo Móvel, uma para percorrer os municípios da Grande São Paulo e outra para o Interior.

O Poupatempo Móvel é, na prática, uma grande carreta equipada com infra-estrutura tecnológica para realização de serviços como emissão de documentos e consultas a órgãos públicos estaduais, federais e municipais. Atualmente, existe apenas um caminhão dessa modalidade, que atende exclusivamente os bairros da Capital.

No local são realizados os mesmos serviços oferecidos nos postos do Poupatempo, como emissão de carteiras de identidade (RG) e de trabalho, atestado de antecedentes criminais e declarações de extravio do RG, solicitação de CPF e registro de boletim de ocorrência eletrônico.

O projeto foi inaugurado em setembro desse ano, com patrocínio da Nossa Caixa. Deste período até 13 de novembro, foram realizados mais de 32 mil atendimentos. ‘Não temos como levar uma unidade fixa do Poupatempo a cada bairro. Então, ao invés das pessoas terem de ir até um de nossos postos, o Poupatempo vem até a população. O objetivo é facilitar a vida das pessoas. Com isso, elas não precisam pegar ônibus, Metrô, trem para ir a um Poupatempo mais central’, afirmou o governador, durante a chegada da unidade à Favela de Heliópolis, na manhã de ontem.

Alckmin também ressaltou que o Poupatempo está entre os serviços públicos mais bem avaliados do País. ‘Nós temos, historicamente, três serviços considerados top: Correios, Corpo de Bombeiros e Metrô. Os Correios têm mais de 100 anos, o Corpo de Bombeiros também, o Metrô tem quase 40 anos. O Poupatempo tem cerca de quatro anos e tem um nível de aceitação muito elevado’, completou.

Ainda segundo ele, além de facilitar a vida da população, a nova modalidade de Poupatempo alivia os postos fixos, instalados nos bairros de Santo Amaro, Sé, Luz e Itaquera, na Capital.

Osasco

Este mês termina o prazo para que os interessados em gerenciar o Poupatempo de Osasco apresentem sua proposta para o processo de licitação. Os projetos podem ser apresentados até o dia 30.

Nos dois meses seguintes, acontecerão a análise e o julgamento das propostas e, até 31 de janeiro, o processo deverá estar concluído. Segundo cronograma do governo do Estado, a unidade deverá entrar em operação em agosto de 2005.

A empresa vencedora da concorrência será contratada para prestação de serviços de gestão para implantação, operação e manutenção do Poupatempo de Osasco.

Já o Governo do Estado ficará encarregado de serviços estratégicos, como o treinamento e a cessão de funcionários que fazem serviços ligado à polícia, como emissão de carteira de identidade.