Estado convoca voluntários para testar vacina

A Tribuna - Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2005

qui, 01/12/2005 - 12h14 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Enquanto os governos Federal e Municipal investem em políticas de prevenção, o Estado de São Paulo encara um outro desafio.

Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou o recrutamento de voluntários para teste de vacina contra o vírus HIV, causador da aids. O objetivo dos profissionais é reunir cerca de 20 pessoas dispostas a contribuir com as pesquisas, que serão iniciadas neste mês.

O estudo será conduzido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT/Aids). A coordenadora da pesquisa, Gabriela Calazans, diz que o trabalho se divide em três fases. A primeira irá determinar a segurança do produto candidato a vacina (experiências já realizadas nos Estados Unidos não demonstraram nenhum efeito adverso nos voluntários); a segunda vai testar sua resposta imunológica ao vírus; a terceira e última consistirá em uma comparação de dados quantitativos, para checar a viabilidade da futura vacina.

De acordo com Gabriela, os voluntários serão acompanhados pela equipe do CRT/Aids durante um período de 13 meses. ‘‘O importante é esclarecer que não há qualquer possibilidade do voluntário ser infectado com o vírus’’, salienta.

A pesquisadora, porém, adverte que ainda há um longo caminho a ser percorrido até a obtenção da vacina. Em suas previsões mais otimistas, o CRT/Aids levaria no mínimo sete anos para atingir sua meta final. ‘‘Supondo que dê tudo certo, é o tempo que a gente demoraria para desenvolver a vacina’’, calcula.

Por esse motivo, segundo ela, as políticas de prevenção têm que ser fortalecidas em todo o País. ‘‘Se comparado com os países africanos, o Brasil tem conseguido controlar o avanço da doença. Mas somos sérios candidatos a enfrentar problemas futuros com a aids, porque ela já demonstrou que caminha nas trincheiras da desigualdade’’.

Requisitos
Para ser voluntário, é preciso ter entre 18 e 25 anos, ser saudável e não ser portador do HIV. Os interessados podem telefonar para (11) 5082-3954 ou procurar o CRT/Aids, que fica na Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, ao lado da Estação Santa Cruz do metrô. Também se pode enviar e-mail para hvtuvilamariana@crt.saude.sp.gov.br.