Estado contratará professores para Artes e Educação Física

A Tribuna de Santos - 28/11/2002

qui, 28/11/2002 - 10h40 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, anunciou ontem que, no próximo ano, precisará contratar mais de 16 mil professores. Os docentes deverão ter habilitação em Artes e Educação Física, disciplinas que serão retomadas da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, nas escolas da rede estadual.

Como explicou o secretário, em entrevista exclusiva a A Tribuna, ontem, durante a Semana de Estudos A Escola dos Nossos Sonhos, na Capital, atualmente as duas disciplinas são ministradas pelos professores responsáveis pelas classes, que dão todas as matérias de 1ª a 4ª série.

Ensino médio

Chalita também garantiu que a proposta de incluir aulas de Filosofia, Sociologia e Psicologia na grade curricular do ensino médio não prevê a redução da carga horária de disciplinas básicas, como Português e Matemática.

Esta semana, a redução foi alvo de reportagens de órgãos de imprensa da Capital. Ontem, o secretário afirmou que todas as aulas semanais de Português e Matemática serão mantidas.

‘‘Em nenhum momento a gente afirmou que ia diminuir Português’’, declarou Chalita. Conforme esclareceu, as classes do ensino médio contam com duas ou três aulas ‘‘soltas’’ no currículo (dependendo da escola), que são preenchidas a critério das próprias instituições. É nesses espaços maleáveis que Chalita pretende encaixar pelo menos duas aulas de Filosofia por semana.

‘‘Tudo isso ainda está sendo discutido’’, ponderou o secretário. Segundo ele, a expectativa é que, aos poucos, a escola vá construindo seu próprio currículo. ‘‘Isso é fundamental. A educação vai melhorando à medida que as escolas tiverem mais autonomia’’.

Chalita explicou ainda que a introdução de Filosofia, Sociologia e Psicologia no currículo do ensino médio deve ocorrer gradativamente, já a partir de 2003. ‘‘Mas acredito que será uma evolução muito discreta no primeiro ano’’, afirmou.

Indefinido

A decisão de introduzir ou não as novas matérias será tomada pelas próprias escolas. A definição precisa ser dada em janeiro, antes da atribuição de aulas. O Estado contratará os professores com base na demanda.

Na região, ainda não se sabe em quais escolas as novas disciplinas serão introduzidas.

A dirigente regional de Ensino, Mariângela Camba, está participando da semana de estudos, junto com outras quatro professoras da Cidade.

Uma das questões que estão sendo discutidas no fórum é a inclusão das três novas matérias na grade curricular.

‘‘Tudo o que está sendo falado nesse evento ainda será debatido com os professores e diretores das escolas. Só depois chegaremos a uma definição’’, explicou Mariângela.

Da Reportagem