Estado construirá 726 casas em três cidades da região

A Tribuna - Santos - 2/7/2003

qua, 02/07/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Da Reportagem


A Tribuna – Santos – 2 de julho de 2003

Cubatão, Bertioga e Peruíbe estão incluídos no pacote de cidades que serão beneficiadas com a construção de novas moradias pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual da Habitação, Barjas Negri, assinaram ontem, no Palácio dos Bandeirantes, um protocolo de intenções para a construção de 33.795 unidades populares que deverão beneficiar famílias carentes de 181 cidades do Estado. Desse total, 726 residências serão erguidas na Baixada Santista, sendo 100 em Cubatão, 266 em Bertioga e 360 em Peruíbe.

O levantamento das novas habitações acontecerá na modalidade Pró-Lar Atuação em Favelas e Áreas de Risco. Segundo a Assessoria de imprensa da CDHU, de 1995 para cá, oito municípios da Baixada Santista já tiveram mais de 5 mil casas entregues à população.

Entre 1995 e 2002, os dados apontam 3.748 moradias e uma verba direcionada de R$ 88 milhões 500 mil. Até fevereiro deste ano, mais 1.402 casas estavam sendo construídas. Agora, as prefeituras envolvidas precisam doar os terrenos onde provavelmente serão construídas as novas moradias.

100 mil

Com o lançamento do Programa Pró-Lar Autoconstrução, a expectativa é de que até dezembro deste ano esteja concluída a construção de 100 mil unidades habitacionais. Este ano foram entregues oito mil casas e outras 62 mil estão em fase de execução.

O Programa Pró-Lar vai viabilizar a construção de mais 34 mil unidades, em 181 municípios, com atuação em três frentes: transferência de moradores que ocupam áreas de risco; urbanização de favelas; e auxilio às famílias de baixa renda.

O Estado espera beneficiar, em quatro anos, cerca de 200 mil famílias, com novas casas populares e melhorias nos conjuntos habitacionais. O secretário da Habitação, Barjas Negri, destacou o empenho do Estado em transferir as famílias que ocupam áreas de risco para locais seguros. Esse é o caso, por exemplo, das cidades de Bertioga, Cubatão e Peruíbe, que foram incluídas no pacote.

Ele destacou que em janeiro deste ano, com as chuvas de verão, o governador Alckmin determinou a criação de um programa para as famílias que ocupam essas áreas. ‘‘Inicialmente, iríamos atender 10 mil famílias, mas recebemos uma demanda maior. Então hoje, estamos atendendo aproximadamente 14 mil famílias nestas condições’’.

Outro setor de destaque será a urbanização de favelas. Pelo Programa Pró-Lar Autoconstrução, as unidades serão erguidas por meio de mutirão. Neste caso, o Estado repassa R$ 8,6 mil por cada cesta de material, os municípios cedem os terrenos e os moradores realizam a obra (treinados pela CDHU).