Estado confirma contratação de 4.930 professores

Agora - São Paulo - Sábado, 13 de novembro de 2004

sáb, 13/11/2004 - 14h10 | Do Portal do Governo

Governo autorizou ontem o concurso para professores de Educação Física. Edital será divulgado após definição da empresa responsável pelas provas

O governador Geraldo Alckmin autorizou ontem a realização de um novo concurso para professores de educação física do tipo PEB 2 (Professor de Ensino Básico 2 – que pode dar aula para ensino fundamental e médio). Serão 4.930 empregos em todo o Estado.

A comissão responsável pela elaboração das provas já foi formada. Agora, o governo executa a licitação pública para escolher a empresa responsável pela realização de todos os exames previstos.

O salário previsto será de R$ 1.200, para uma carga horária que ainda será definida e constará no futuro edital, assim como as demais exigências para participar da concorrência estadual.

De acordo com o secretário de Educação, Gabriel Chalita, o objetivo é convocar todos os aprovados até o final do primeiro semestre de 2005.

Já o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) pede que as contratações ocorram o mais rápido possível. A entidade pedirá ao secretário a convocação para o início do próximo ano letivo.

O último concurso realizado para a contratação de professores de educação física ocorreu em 1998. O concurso realizado no ano passado contratou professores de matemática, português, biologia e ciências biológicas, não abrindo vagas para os de educação física.

Para os interessados em realizar a futura prova, os participantes no último concurso foram avaliados por meio de questões de conhecimentos gerais de educação e conhecimentos específicos da área desejada para atuação.

Para a classificação final ou avaliação dos títulos foram adotados critérios de acordo com o currículo profissional do candidato. O tempo de experiência, por exemplo, recebeu 0,005 ponto por dia, com limite de 3,5 pontos para serviço como professor estadual. Professores com doutorado receberam mais três pontos e dois para mestrado. Quem tinha cursos de pequena duração recebeu de 0,25 a um ponto.

(Davi Franzon)