Estado conclui instalação de pólos

Gazeta Mercantil - 27/12/2002

sex, 27/12/2002 - 9h25 | Do Portal do Governo

Meta de criar 15 centros de desenvolvimento tecnológico foi concluída em Votuporanga

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), ligada à secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, atinge a meta de descentralização da pesquisa da agricultura ao conlcuir a implantação dos 15 Pólos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios. ‘Ainda não dá para mensurar os resultados efetivos’, diz Lourival Carmo Mônaco, secretário estadual da Agricultura, mas ele acredita que no próximo semestre será possível fazer uma avaliação mais precisa. ‘O pólo é uma forma de salientar a importância do agronegócio.’

A meta para 2003 é gerar alternativas agrícolas voltadas à exportação, contratar mais técnicos na área de pesquisa, direcionar técnicos para a área de gestão ambiental, intensificar o projeto dos galpões de agronegócios, instalar uma rede para fornecer dados climáticos em tempo real e proporcionar mais treinamento de profissionais para a área de sanidade animal, entre outros. Segundo José Gonçalves, coordenador da Apta, o objetivo deste ano foi trabalhar em relação à ação horizontal. Para 2003, a meta é ampliar a verticalização como, por exemplo, aumentar o número de experimentos realizados. ‘Hoje fazemos 40; em 2003 queremos atingir 200.’

O Pólo Regional do Noroeste Paulista, com sede em Votuporanga, inaugurado sexta-feira, tem hoje apenas dois pesquisadores, mas o número vai saltar para 15. Ele atende 77 municípios, o que o torna o maior em número de cidades. ‘Os produtores rurais serão beneficiados com os profissionais das áreas de economia rural, agricultura sustentável, zootecnia e fitotecnia’, complementa Nelson Bortoletto, diretor do pólo.

As principais produções são de carne bovina, cana-de-açúcar e laranja. Em 2001, estes produtos somaram 60% do valor da produção agropecuária da região, ou R$ 1,175 bilhão. Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 5% em 2002. Nos últimos oito anos, o valor de produção agropecuária registrou média de crescimento de 4,65%, em termos reais; o PIB do estado não ultrapassou 2,5%. Outro dado mostra que o setor agropecuário, este ano, cresceu 16,40% – 11,08% referentes a aumento de preços e 4,81% à produção.

A implantação dos pólos surgiu de um estudo minucioso sobre cada região. Eles foram instalados em fazendas onde a Apta já tinha estação experimental. O objetivo dos pólos é gerar, adaptar e difundir conhecimentos específicos e tecnológicos para as cadeias de produção do agronegócio de uma região. Eles vão dar suporte aos produtores rurais no desenvolvimento de suas atividades e para a melhoria de seu agronegócio.

Os pólos funcionam como um ‘poupatempo rural’, onde o agricultor pode obter as informações necessárias para seu negócio sem precisar se deslocar. Antes deles, a informação agrícola se concentrava no eixo Campinas-Ribeirão Preto, região de maior desenvolvimento do agronegócio paulista. Segundo o secretário, o maior desafio dos pólos será a geração de emprego e renda.

O investimento nos pólos somou R$ 5 milhões e eles contam com o reforço de pesquisa da Apta: Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Pesca (IP) e de Zootecnia (IZ).

De Votuporanga