Estado compra o HOSIC por R$ 20,7 milhões

ValeParaibano - Quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

qua, 21/01/2004 - 10h24 | Do Portal do Governo

Governo planeja transferir gestão para entidade de São Paulo; projeto do Hospital Regional inclui integração com o HU

José Carlos Júnior, de Taubaté

O governo do Estado finaliza até o dia 31 deste mês a compra do Hosic (Hospital Santa Isabel de Clínicas), de Taubaté, que funcionará como sede do Hospital Regional do Vale do Paraíba.

A negociação com a Irmandade de Misericórdia, entidade que administra a unidade, envolve a cifra de R$ 20,7 milhões, valor estimado pela Procuradoria Geral do Estado. O desfecho da novela foi confirmado ao ValeParaibano ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A partir de fevereiro, a gestão do Santa Isabel deve ficar a cargo do Hospital Bandeirantes de São Paulo.

Para colocar em execução o projeto do Hospital Regional, o Estado pretende integrar também o HU (Hospital Universitário), que continuará sob a gestão da Fust (Fundação Universitária de Saúde de Taubaté).

‘Com a estadualização vamos investir em equipamentos, investir no prédio com reformas e integrar com o Hospital Universitário’, disse Geraldo Alckmin ao ValeParaibano (leia mais nesta página).

O dinheiro que será repassado pelo governo do Estado à Irmandade que atualmente gerencia o Hosic, deverá suprir as dívidas e garantir uma nova atividade para a entidade.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, embora o acordo não esteja oficialmente fechado, o Hospital Bandeirantes deve assumir o controle do Hosic por possuir ‘alta confiabilidade e uma boa gestão financeira’.

Pelo projeto do Estado, os funcionários do Hosic terão seis meses de estabilidade de emprego, a partir de 1º de fevereiro, e após a fusão com o novo administrador o governo repassará os recursos necessários para o funcionamento do hospital.

Terceirizado, o Hosic passará a ser uma OSS (Organização Social de Saúde) parceira do Governo do Estado.

A assessoria de imprensa do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, confirmou a negociação com o governo. O Bandeirantes, na Capital, tem 25 anos de fundação e seu prédio possui sete andares e 163 leitos.

O hospital-alvo do Estado ganhou em 2002 o prêmio Top Hospitalar como o melhor Hospital Regional do Estado.

Regionalização – O prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz (PSDB), esteve anteontem no Hosic, pela terceira vez desde dezembro, para expor aos funcionários como seria o processo de regionalização.

‘O hospital é coisa do Estado e da União. À prefeitura cabe o atendimento primário e secundário. Hoje em dia cerca de 40% do que se atende em Taubaté é gente de fora e não haveria nunca a possibilidade de a prefeitura arcar com isso’, disse Ortiz.

O Estado tem hoje 15 hospitais em parceria em formato OSS. Treze estão na Grande São Paulo, um em Bauru e outro em Sumaré, região de Campinas.