Estado compra mais raio-x para as cadeias

Diário de S. Paulo - Terça-feira, 24 de maio de 2005

ter, 24/05/2005 - 11h01 | Do Portal do Governo

Governo vai adquirir 27 aparelhos

A Secretaria de Administração Penitenciária lançará nos próximos dias uma licitação para a compra de mais 27 aparelhos de raio-x para serem implantados nas unidades prisionais do estado de São Paulo. Vinte e dois presídios já contam com a tecnologia, usada para detectar armas, celulares e entorpecentes levadas em bolsas e sacolas por parentes de detentos. Nas próximas semanas, outros 22 aparelhos já serão instalados.

Após o desfecho da próxima licitação, pelo menos 70 das 134 unidades prisionais de São Paulo terão o dispositivo, que é importado e semelhante ao usado em aeroportos.

Segundo o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Osasco, na Grande São Paulo, Antonio José de Almeida, o aparelho tem 100% de eficácia. “Quando o chamado jumbo (encomenda trazida por parentes a detentos) passa pelo raio-x, qualquer aparelho proibido é detectado. Apreendemos muitos celulares sem precisar revistar as bolsas”, afirmou o diretor.

Almeida vê outra vantagem no aparelho de raio-x. Segundo ele, desde que o equipamento começou a ser usado diminuíram as filas nos dias de visita, e conseqüentemente, as reclamações dos parentes de presos. “Os funcionários perdiam muito tempo revistando sacola por sacola”, disse.