Estado cobra inclusão da pessoa com deficiência através do esporte

Jornal da Cidade/Bauru

qui, 14/05/2009 - 8h46 | Do Portal do Governo

Os órgãos públicos estão, por força de decreto que entrou em vigor em outubro do ano passado, obrigados a propiciar a inclusão social do portador de deficiência através do esporte e lazer. Mas, na prática, são raríssimos os espaços de esporte e lazer adaptados a portadores de deficiência. Exatamente visando a inclusão social, o governador José Serra (PSDB) criou no ano passado a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que hoje realiza em Bauru um fórum para apresentar programas e estimular parcerias que incluam as pessoas com deficiência na prática de esportes e nas atividades de lazer municipais.

Devem participar do evento, intitulado “O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência”, a partir das 14h, no Teatro Municipal, representantes de 71 municípios das regiões de Bauru e Marília. Bauru é a segunda de seis cidades a sediar o evento, que tem presença confirmada da titular da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Representantes da secretaria irão apresentar propostas, projetos e desafios para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte, além do Plano de Ação Paradesportivo do Estado de São Paulo. Ocupando a vaga da vereadora Chiara Ranieri, que está de licença-maternidade, Fábio Manfrinato tem como bandeira a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Com apenas 1 ano, ele teve paralisia infantil, mas a doença nunca foi uma limitação. Atleta, ele foi campeão brasileiro na modalidade luta de braço 11 vezes e cinco vezes mundial.

“O objetivo é mostrar programas bem-sucedidos que incluam as pessoas com deficiência nos esportes e nas atividades de lazer oferecidas pelas políticas públicas municipais. Esperamos, com isso, que as cidades passem a propiciar a inclusão”, frisa, citando que está elaborando proposta de construção de uma praça paraesportiva em Bauru.