Estado chama 11 mil professores

Diário de S. Paulo - Sexta-feira, 16 de julho de 2004

sex, 16/07/2004 - 9h11 | Do Portal do Governo

Decreto autoriza nomeação de 11.348 professores e de 795 secretários de escolas
para começar a trabalhar após as férias escolares

Flávia Mangini

O DIÁRIO publica hoje, com exclusividade, a lista com o nome de 11.348 professores aprovados no maior concurso público já realizado no estado de São Paulo – em novembro de 2003. Deste total, 2.544 reforçarão o quadro de funcionários na Capital e 2.364 irão trabalhar nas escolas da Grande São Paulo. Os candidatos nomeados começarão a trabalhar já no mês de agosto, assim que as férias escolares terminarem. Os aprovados são professores de educação básica nível II (de quinta a oitava séries do ensino fundamental e ensino médio).

O decreto, que autoriza a nomeação dos professores, foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e está publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE). O governador também assinou decreto para a nomeação de 795 secretários de escolas. Essas pessoas foram aprovadas em concurso público também realizado no ano passado, só que em setembro.

Segundo Alckmin, a contratação destes profissionais para a rede estadual de ensino ‘tem como objetivo fortalecer a equipe escolar na execução e consolidação das propostas educacionais do Governo do Estado e investir na melhoria da qualidade do ensino oferecido’.

Os professores nomeados atuarão nas seguintes disciplinas: Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Para mais informações, ligue para 0800 7700012. A Secretaria de Estado da Educação fica na Praça da República, número 53, sala 20. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Investimento

Nos últimos dois anos – em 2002 e 2003 -, o Governo investiu R$ 265 milhões em programas de capacitação de profissionais. ‘São investimentos como esses que fazem o estado de São Paulo ter hoje 100% das crianças de 7 a 14 anos nas escolas, índice que chega a 97,5% na faixa dos 15 aos 17 anos’, comenta o governador.

Alckmin disse ainda que os investimentos no material humano da educação não vão parar por aí. ‘Somente em capacitação de professores, devemos investir cerca de R$ 111 milhões apenas este ano’, adiantou o governador.