Estado avalia escolas em novembro

Agora São Paulo - Quinta-feira, de outubro de

qui, 04/10/2007 - 12h13 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Secretaria de Estado da Educação vai aplicar as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nos dias 28 e 29 de novembro. A expectativa é que participem dos exames 2 milhões de alunos da rede pública estadual matriculados na primeira, na segunda, na quarta, na sexta e na oitava séries do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio. Todas as escolas são obrigadas a participar do exame.

No primeiro dia de prova, os estudantes responderão a questões de língua portuguesa e farão uma redação. No segundo dia, responderão a perguntas de matemática e a um questionário socioeconômico. A avaliação, elaborada pela Fundação Carlos Chagas, irá cobrar apenas os conteúdos do ano letivo em que a criança estiver matriculada.

O exame é aplicado anualmente desde 1996, mas não aconteceu no ano passado, pois a Secretaria de Estado da Educação estava reformulando a prova, segundo informou a pasta. O objetivo do teste é avaliar a qualidade do ensino e criar metas para as escolas. O resultado deverá ser divulgado até fevereiro do ano que vem, e terão uma remuneração maior as equipes das escolas que apresentarem melhora no desempenho em relação ao Saresp de 2005.

Prova Brasil

No começo de novembro, entre os dias 5 e 20, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai aplicar a Prova Brasil. O teste é para alunos de quarta e oitava série do ensino fundamental de escolas públicas urbanas estaduais e municipais de todo o país com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada. A participação é voluntária.

A prova está inserida no PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação), do MEC (Ministério da Educação). Os alunos devem responder a perguntas de múltipla escolha de português e de matemática. O objetivo da avaliação também é verificar a qualidade do ensino público brasileiro.

Em 2005, a Prova Brasil foi realizada em 5.387 municípios, avaliando 3.392.880 alunos de 40.962 escolas públicas do país.