Estado arma cerco à gripe aviária

Diário de S.Paulo - Terça-feira, 25 de outubro de 2005

ter, 25/10/2005 - 11h01 | Do Portal do Governo

Uma das medidas será a criação de seis unidades de saúde que serão responsáveis por monitorar o vírus em circulação em São Paulo. Já existem 2

Jaqueline Falcão

O estado de São Paulo terá um plano emergencial para evitar a entrada do vírus da gripe aviária, que vem atingindo países da Ásia e já matou 67 pessoas. As medidas serão anunciadas hoje pelo governador Geraldo Alckmin. O governo quer evitar uma pandemia (epidemia de grandes proporções) de gripe, já que o estado de São Paulo é uma das principais portas de entrada de estrangeiros no país.

O Diário apurou que uma das medidas será a criação de seis unidades de saúde sentinelas em todo o estado, que serão responsáveis por monitorar o vírus da gripe em circulação em São Paulo. Hoje, existem duas unidades, que estão instaladas na Capital, em dois hospitais municipais.

Não foram registrados casos de gripe aviária no Brasil. Provocada pelo vírus H5N1, a gripe é transmitida de aves migratórias, como patos, para os frangos e destes para o homem.

O pacote de medidas do estado de São paulo saíra antes do plano de contenção do governo federal, que está programado para o próximo dia 16 de novembro. O programa do Ministério da Saúde inclui vacinação de profissionais da saúde e também de pessoas que trabalham com frangos, a compra para estoque do medicamento Tamiflu (de princípio ativo oseltamivir) e a ampliação do sistema de vigilância epidemiológica para detectar novos casos de maneira mais rápida.