Estado aproveita férias para vacinar contra hepatite B

Diário do Grande ABC - Sábado, dia 1º de julho de 2006

sáb, 01/07/2006 - 11h51 | Do Portal do Governo

Aline Mazzo

Do Diário do Grande ABC    

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia neste mês de julho uma campanha de vacinação contra a hepatite tipo B. A ação pretende atingir a faixa da população de 0 a 19 anos que ainda não se vacinou. E para isso, a secretaria pretende utilizar o período das férias escolares e intensificar a importância de se combater a doença. Só no Grande ABC, cerca de 38% das pessoas nessa faixa etária ainda precisam receber as doses, o que corresponde a 343 mil moradores. No Estado, a defasagem alcança 42,5%.

A vacina é aplicada em três doses, por meio de injeção intramuscular no braço. O intervalo entre a primeira e segunda é de um mês e entre a segunda e a terceira de seis meses. “É imprescindível que se tome as três doses, pois elas são a garantia de imunidade plena durante toda a vida”, garante a diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria de Saúde, Helena Keico Sato.

Segundo a especialista, o maior problema encontra-se na faixa de 11 a 19 anos, em que mais da metade da população ainda não foi imunizada. “Achamos que isso se deve ao fato destas pessoas desconhecerem a doença e a vacina”, explica Helena.

Nas faixas etárias que vão do 0 aos 4 anos, o número de habitantes sem vacina é bem menor. A médica atribui isso ao fato da vacina fazer parte do calendário de vacinas obrigatórias desde 1999. Ao nascer, o bebê recebe a primeira dose até completar o primeiro mês de vida, a segunda um mês depois e a terceira quando completar 6 meses.

A hepatite tipo B é uma doença pouco difundida, pois cerca de 90% das pessoas que são contaminadas não desenvolve problemas nem apresenta sintomas. “O próprio corpo desenvolve anticorpos para acabar com vírus”, explica Helena. O problema está nos 5% a 10% dos que a contraem. “Eles se tornam portadores e cerca de 10% pode desenvolver problemas hepáticos graves”, alerta.

A campanha será feita durante este mês, mas a vacinação contra hepatite tipo B é contínua e pode ser feita em todos os postos de saúde do Estado de São Paulo. 

Hepatite B

Contaminação – A hepatite B pode ser contraída pelo contato com sangue contaminado. A maior forma de propagação, assim como a Aids, é manter relações sexuais sem preservativo. Seringas e materiais contaminados, bem como a transmissão de mãe para filho na hora do parto são formas de contágio.

Perigos – Cerca de 90% das pessoas que contraem a hepatite tipo B, produzem anticorpos e eliminam o vírus do corpo. O problema está nos 5% a 10% dos contaminados que não eliminam o vírus e passam a ser portadores da doenças. Cerca de 10% a 15% desses portadores desenvolvem problemas graves, como cirrose e tumor hepático.

Vacina – Quem cumpriu o programa de três doses da vacina fica imunizado por toda a vida.

Informações sobre os postos de saúde que aplicarão a vacina pelo telefone 150.