Estado anuncia superlaboratório de pesquisa em oncologia molecular

A Tribuna/Santos

ter, 26/05/2009 - 8h32 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, que completou um ano este mês, vai coordenar e integrar uma rede composta por 20 grupos que atuam em pesquisa básica de câncer. O projeto inclui a implantação, neste ano, de um Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular no prédio do hospital, situado na Avenida Doutor Arnaldo, região oeste de São Paulo. O investimento previsto é de R$ 12 milhões.

Na nova unidade, que irá funcionar como um superlaboratório, será possível otimizar recursos, sistematizar a coleta, realizar o processamento de amostras e testes e acelerar a difusão dos resultados das diversas frentes de pesquisa hoje espalhadas no Hospital das Clínicas, Incor, Faculdade de Medicina da USP e Hospital A.C. Camargo, dentre outras instituições.

O novo centro do Instituto do Câncer terá equipamentos e serviços comuns a todos os grupos de pesquisa, num total de 40 pesquisadores e 130 alunos de pós-graduação, como microscópios a laser, seqüenciadores de DNA e separadores de células. Haverá, ainda, a implantação de um banco de amostras biológicas, com fragmentos de tumores congelados, amostras de sangue, RNA, DNA e proteínas coletadas dos pacientes.

O local atenderá programas de pesquisas clínicas, oncologia molecular (que estuda, por exemplo, novos marcadores para diagnóstico de tumores), inovações terapêuticas e, posteriormente, medicina regenerativa aplicada à oncologia.

“Vamos sistematizar a coleta e o processamento de informações, usando plataformas de alta tecnologia. Tudo para testar com mais velocidade os avanços que forem surgindo na área de pesquisa contra o câncer. O Instituto será o ponto central de uma grande rede que reunirá todos os pesquisadores em câncer que hoje atuam no sistema HC”, afirma o professor Roger Chammas, coordenador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Instituto do Câncer do Estado.