Estado ajudará municípios na troca do diesel por gás natural

Tribuna de Santos - Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

qua, 08/02/2006 - 12h38 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meireles, afirmou ontem — durante um encontro com representantes da região na Agência Metropolitana (Agem) — que o Estado está com um grande programa de implantação e uso de gás natural, ligado à Secretaria de Energia. ‘‘Para a Baixada Santista, o objetivo é retomar o sistema de distribuição de gás, sobretudo o veicular’’.

  Tanto que nos próximos 20 ou 30 dias, ainda de acordo com Meireles, o Governo do Estado estará assinando com todos os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes, das regiões metropolitanas de Santos, São Paulo e Campinas, um protocolo visando a substituição do combustível dos ônibus coletivos movidos a diesel por gás natural (GNV). ‘‘Ele (o gás natural) é mais barato e menos poluente do que óleo diesel’’.

  Meireles comentou ainda que, para isso, será necessário um sistema de abastecimento adequado, que deverá ser provido pela Comgás, empresa que detém a concessão dos serviços de distribuição de gás natural na região.

  Até o final do ano, a Comgás deverá começar a instalar a rede que fará a distribuição do produto já em Santos e em São Vicente. Atualmente, a rede da Comgás chega até Cubatão, onde atende clientes industriais, com o gás produzido no Campo de Merluza, na Bacia de Campos. No total, o campo produz um milhão de metros cúbicos diários de gás natural.

  A expectativa é de que três postos de GNV, por exemplo, sejam montados em Santos em 2007, para captar pelo menos nove mil consumidores.

  Esta falta atual de postos de GNV na Cidade, inclusive, foi um dos motivos alegados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) — em matéria publicada na última segunda-feira em A Tribuna — para a não-obrigação de uso de GNV nos ônibus de Santos, no próximo contrato de concessão do transporte coletivo da Cidade.

  A licitação para a concessão já está em andamento, já que os contratos atuais com a Piracicabana e Executiva terminam em setembro.

Escolas técnicas

  O secretário também defendeu ontem a expansão de mais escolas técnicas no Estado. ‘‘Quando assumi a pasta, havia 99 instituições técnicas em São Paulo. Hoje, há 125 escolas técnicas e outras 35 de classes descentralizadas. Havia também somente nove faculdades de tecnologia e atualmente temos 26’’, argumentou o secretário.

  ‘‘Este é o nosso desafio: mudar o perfil do emprego e do trabalho no País’’, argumentou o secretário. Para ele, há uma grande carência de mão-de-obra especializada em funções intermediárias e por isso é tão importante que mais escolas técnicas sejam desenvolvidas.

  Na região, além das Fatecs de Praia Grande e de Santos, e da Unesp em São Vicente, Guarujá está iniciando este mês cursos técnicos de manutenção de aeronaves (retomado pela secretaria de forma institucional) e de hotelaria e turismo. ‘‘No máximo em 15 dias teremos a inauguração do prédio em Guarujá’’, confirmou o secretário.

  Meireles disse ainda que há estudos para a implantação de outro curso de hotelaria em Santos, em nível de faculdade de tecnologia. ‘‘Ele seria ancorado na ETE Escolástica Rosa, onde seriam ministradas as aulas teóricas’’. Já para as aulas práticas, o secretário defende um convênio com o sistema hoteleiro de Santos, para que este curso prático seja em escala real.