Estado abrirá 100 mil vagas para curso de formação de técnico em enfermagem

Jornal da Cidade/Bauru

qui, 16/07/2009 - 8h43 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou ontem a abertura de 100 mil vagas, em todo o Estado de São Paulo, para o curso gratuito de formação de técnicos em enfermagem. O objetivo é capacitar todos os interessados num prazo de três anos. A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação.

O objetivo do programa – denominado de TecSaúde – é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, aumentar a sua inserção no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada de saúde, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso tem duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade do candidato para conciliar as aulas com trabalho e estágio. O público-alvo são auxiliares de enfermagem da rede pública e privada de saúde que estejam ou não em atividade. A conclusão dos estudos aumenta a qualificação do candidato, que passa de auxiliar a técnico em enfermagem.

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), existem no Estado de São Paulo 190 mil auxiliares de enfermagem, dos quais 70% estão na região metropolitana da Capital e os demais, no Interior. As inscrições vão até 25 de agosto. Os interessados devem se inscrever pela Internet no site da Fundap (www.fundap. sp.gov.br).

O Governo de São Paulo também está credenciando, até o dia 24, as escolas que irão ministrar o TecSaúde. Para se credenciar, a instituição deve ter promovido a graduação de pelo menos três turmas de técnico em enfermagem nos últimos cinco anos.