Estado abre vagas para o Jovens Acolhedores

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 21 de julho de 2005

sex, 22/07/2005 - 9h12 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A Secretaria de Estado da Saúde abre de amanhã até 8 de agosto as inscrições para universitários que queiram participar do projeto Jovens Acolhedores. Ao todo, estarão disponíveis 464 vagas, que se somarão às outras 235 já preenchidas por estudantes que trabalham em hospitais estaduais.

No projeto, os universitários ficam responsáveis por oferecer o primeiro atendimento a pessoas que procuram os hospitais. Eles são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes, orientando e confortando os pacientes.

Além da Grande São Paulo e da Capital, o Jovens Acolhedores será implementado em unidades hospitalares do Interior e do Litoral do Estado.

Para participar, os estudantes precisam estar matriculados em universidades que já se interessaram ou se cadastraram na secretaria.

Depois do processo de inscrição, haverá o sorteio das vagas. Os selecionados serão treinados e capacitados para realizar o atendimento humanizado em 40 unidades de saúde da rede estadual.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.saude.sp.gov.br, no destaque Jovens Acolhedores.

Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da secretaria. As faculdades se comprometem a complementar o valor das mesalidades das universidades.

O contrato é de um ano e os participantes devem estar cursando do primeiro ao penúltimo ano da faculdade e ter diponibilidade de 20 horas semanais entre segunda e sexta-feira.

Baixada Santista

A escolha da unidade onde o estudante deseja trabalhar é feita no momento da inscrição.

Na região, o Jovens Acolhedores é desenvolvido no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, onde são oferecidas 20 vagas.

Na Baixada Santista, participam do projeto os cursos de Administração, Geografia, História, Letras, Normal Superior, Pedagogia e Turismo da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, em Guarujá; e os cursos de Administração de Empresas, Biologia, Educação Artística, Educação Física e Esporte, Matemática e Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).