Meta do governo é realizar audiências públicas e definir um modelo para o porto
São Sebastião
O Estado anunciou ontem que vai começar este mês as discussões para definir o modelo de privatização do porto de São Sebastião com a realização de audiências públicas – reuniões abertas à participação de todos os segmentos da sociedade.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, durante a inauguração das obras de modernização do porto.
A solenidade, que contou com a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), culminou com o embarque recorde de 4.540 veículos da General Motors de uma única vez e em uma única embarcação.
A operação de embarque dos carros foi a maior já realizada na história do porto de São Sebastião. O navio Prince Number One, da empresa armadora Hual, da Noruega, seguirá hoje para o Porto de Altamira, no México, levando os modelos Corsa, Astra, Meriva e Montana, fabricados em São José dos Campos e São Caetano do Sul.
A megaexportação da General Motors só foi possível graças à inauguração ontem de uma estrutura adequada para a atracação de navios de grande porte.
O secretário Dario Rais Lopes disse que, durante os governos Mário Covas e Alckmin, o Estado já investiu R$ 200 milhões em obras que beneficiam o porto de São Sebastião, incluindo melhorias em rodovias.
‘A partir de dezembro inciaremos o processo de arrendamento do porto, que resultará em novos investimentos’, afirmou o secretário.
Alckmin inaugurou os dois novos dolphins – estruturas metálicas que permitem a atracação de navios de grande porte. Agora, o porto pode receber navios com até 225 metros de comprimento. Anteriormente, apenas embarcações com até 150 metros podiam atracar no local.
INVESTIMENTO – Segundo o governador, foram feitos investimentos de R$ 7 milhões na implantação dos novos dolphins, na recuperação dos pátios e na melhoria dos acessos ao porto.
‘Com isso iremos abrir um novo canal para exportação e importação, através de São Sebastião, beneficiando principalmente as indústrias das regiões de Campinas e do Vale do Paraíba, gerando renda e empregos’, afirmou Alckmin.
O governador destacou entre as vantagens do porto, o canal natural e a sua profundidade. ‘A única desvantagem é não termos uma ferrovia, mas estamos viabilizando a duplicação da Tamoios, no trecho de serra, do contorno de Caraguatatuba e do novo acesso entre Caraguá e São Sebastião’, afirmou.
Alckmin disse que nas futuras concessões das rodovias Dom Pedro 1º, Carvalho Pinto e Tamoios estarão inseridas as obras que viabilizarão um melhor acesso ao porto, bem como a construção de um segundo píer, orçado em R$ 80 milhões, sendo R$ 58 milhões em obras.
Segundo ele, não se trata de uma nova rodovia em direção ao Litoral Norte, mas sim a duplicação do trecho de serra da Tamoios e do novo acesso até São Sebastião, com tecnologia que permitirá obras sem qualquer riscos ao meio ambiente, inclusive com a construção de túneis.