Estado abre crédito para construção de casas populares

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 19 de maio de 2004

qua, 19/05/2004 - 9h18 | Do Portal do Governo

A Prefeitura de São José dos Campos e o governo Estado lançam hoje o programa Pró-Lar Crédito Habitacional, que vai beneficiar 200 famílias que ganham de 2 a 10 salários mínimos na cidade.

O programa prevê o financiamento de material de construção para pessoas que têm terreno e desejam construir sua casa. O Estado vai liberar uma verba de R$ 2 milhões para São José por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Cada família contemplada pelo programa receberá um empréstimo de R$ 12.680 que serão financiados em até 20 anos com juros de 1,7% ao ano. Segundo a prefeitura, o dinheiro é suficiente para construir uma residência de 40 a 70 metros quadrados.

Enquanto o Estado fornece a verba, a prefeitura entra com a logística. O cadastro dos interessados em participar do programa será feito pelo município. Terão prioridade famílias que ganham de dois a seis salários mínimos.

Segundo a secretária de Obras e Habitação, Maria Rita Singulano, este é um programa piloto em todo o Estado. ‘Se der certo em São José, o governo vai levar o projeto para outras cidades’, disse.

O gerente da CDHU no Vale, Francisco de Assis Vieira Filho, o ‘Chesco’, disse que a idéia é diversificar os modelos habitacionais na região.

‘O Pró-Lar atinge um faixa da população. O que nós queremos é diversificar os programas habitacionais no Vale’, disse.

O programa será lançado na Câmara com a presença do secretário estadual de Habitação, Barjas Negri.