Estado abre 5 mil vagas para universitários no Escola da Família

Diário de S. Paulo - São Paulo - Quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

qui, 06/01/2005 - 9h09 | Do Portal do Governo

Patrícia Evelyn

Apesar de o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, ter anunciado no ano passado que em 2005 pretendia ampliar de 25 mil para 50 mil o número de bolsas para os educadores universitários do Programa Escola da Família, o aumento real será de apenas 5 mil bolsas. Ao todo, são 30 mil bolsas neste ano, sendo 5 mil novas vagas e 4.476 remanescentes, devido ao final do curso dos bolsistas. A Secretaria de Estado da Educação afirmou ontem que está estudando a possibilidade de conseguir aumentar esse número para 50 mil ainda neste ano.

Lançado pelo Governo do Estado em agosto de 2003, o programa abre as portas das escolas estaduais nos finais de semana. Os educadores universitários, diretores de escola, coordenadores e voluntários desenvolvem atividades de esporte, cultura e lazer junto aos alunos, pais e comunidade.

Para se candidatar a uma das bolsa é preciso cumprir algumas exigências: ter concluído o Ensino Médio na rede estadual, estar matriculado em curso de graduação de instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outro benefício para custeio da mensalidade do curso e ter disponibilidade para participar das atividades do programa. O ‘Escola da Família’ tem 313 instituições de ensino superior conveniadas.

Por meio do programa, a Secretaria paga 50% da mensalidade do curso superior, até o limite de R$ 267. A instituição de ensino conveniada cobre o restante da mensalidade. O bolsista, em contrapartida, desenvolve atividades nas escolas estaduais nos finais de semana. São 16 horas de trabalho por mês.

A Secretaria receberá até o próximo dia 16 as inscrições dos interessados nas bolsas. O cadastro deve ser feito no site www.escoladafamilia.sp.gov.br