Estações Sé e Tatuapé recebem o Zé Gotinha

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 3 de junho de 2004

qui, 03/06/2004 - 9h24 | Do Portal do Governo

O Zé Gotinha, símbolo da Campanha de Vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), estará hoje, às 10h, nas Estações Sé e Tatuapé do Metrô, no Centro e na Zona Leste, respectivamente. A intenção de levar o personagem aos locais – ambos de grande movimento – é divulgar a primeira fase da imunização, que acontece neste sábado. Ainda hoje, por volta das 14h, o Zé Gotinha passará pelo Shopping Penha, também na Zona Leste.

Depois de tomar as gotinhas no sábado, as crianças de até 5 anos deverão retornar, no dia 21 de agosto, a um dos mais de 14 mil postos de vacinação espalhados pelo Estado para receber a segunda dose. A coordenadora estadual da campanha, Helena Sato, explica que, além de participar dos dois dias da imunização, os pais precisam vacinar os filhos contra a poliomielite. ‘A vacina é dada no 2º, 4º e 6º mês de vida do bebê. Depois, as crianças devem receber o reforço quando completarem 1 ano e 3 meses e aos 5 anos.’
A meta da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos em São Paulo. Em 2003, o Estado vacinou 96,8% das crianças. No sábado, pelo menos 51 mil profissionais estarão de plantão nos postos, das 8h às 17h. No País, a meta é vacinar 17 milhões de crianças. Elas devem ser imunizadas mesmo se estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia.