Estacionamento no Metrô custará R$ 5

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 14 de outubro de 2008

ter, 14/10/2008 - 14h08 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O Metrô fixou em R$ 3 e R$ 5 os preços máximos para os estacionamentos conjugados com as estações Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha, zona leste) e Imigrantes (Linha 2 – Verde, zona sul). Para deixar o carro nos estacionamentos por um período de até 12 horas, o usuário terá que pagar pelo menos duas passagens, hoje em R$ 2,40 cada uma.

A previsão da companhia é que os dois estacionamentos estejam funcionando até o final do ano. As obras começam neste mês.

O pagamento será feito por meio de um cartão de Bilhete Único diferenciado , que também se integra à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ao sistema de ônibus da capital. Após validar o cartão no estacionamento, o passageiro poderá liberar a catraca da estação sem pagar mais nada.

Quem deixar o carro por mais de 12 horas pagará R$ 1 adicional por hora.O Metrô não disse como será feita a cobrança extra. A segurança será feita por meio de circuito interno de TV. Além disso, haverá seguro contra incêndio, roubo, furto e danos involuntários.

Os estacionamentos serão operados por empresas privadas por um período de concessão de 36 meses. A licitação foi lançada há um mês e a entrega das propostas ocorre na sexta-feira. Vence quem oferecer o maior desconto sobre o preço máximo (excluído o valor das duas passagens). Por isso, a tarifa paga pelo usuário pode ser menor. Os reajustes poderão ser feitos a cada 12 meses. O edital não prevê a possibilidade de vagas para mensalistas.

Na Estação Imigrantes, serão oferecidas 117 vagas. Na Corinthians-Itaquera, 257 na primeira fase e outras 330 na segunda – esta prevista para começar a funcionar 15 meses depois da primeira. O estacionamento deverá funcionar das 4h30 à 1h30, mas as empresas contratadas poderão operá-lo durante as 24 horas. Elas também poderão aumentar o número de vagas. Na estação da zona leste, haverá ainda um serviço de vans apara levar o passageiro até a estação, já que o estacionamento não fica colado à estação.

O objetivo do Metrô com a criação dos estacionamentos é estimular quem tem carro a fazer parte do deslocamento de metrô. O aumento do número de passageiros, no entanto, não deve impactar na lotação em horários de pico. “O usuário de automóvel não é o do horário de pico. Ele sai de casa depois das 7h30”, diz Jaime Waisman, doutor em Engenharia de Transporte da Universidade de São Paulo (USP). A linha 3 – Vermelha é a mais lotada entre as principais linhas de metrô do mundo.