Estação ferroviária completa 118 anos

Diário de S. Paulo - 10/3/2003

seg, 10/03/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

A estação ferroviária de Ribeirão Pires, na Linha D (Luz/Rio Grande da Serra), completou 118 anos no último dia 1º. Inaugurada em março de 1885, a estação foi uma das primeiras a ser construída pela São Paulo Railway e teve grande importância para o desenvolvimento da região. Atualmente, cerca de 10 mil pessoas embarcam por dia na estação, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A estação ferroviária de Ribeirão Pires promoveu o crescimento da localidade que havia nascido em torno de uma capela construída no século XVIII, em honra de Nossa Senhora do Pilar. Em 1887, formou-se uma colônia de imigrantes italianos no entorno da estação. A vila cresceu e se desenvolveu, transformando-se em município em 1953.

Reforma

No ano passado, a estação foi totalmente reformada pela CPTM, mas a arquitetura do século XIX foi mantida. As telhas francesas do corpo da estação e as de aço zincado e de fibra de cimento amianto, que cobriam as plataformas, foram trocadas.

A reforma incluiu trabalhos de reparo nos pisos das plataformas e revestimento interno e externo das instalações. Além disso, foram realizados serviços de pintura, troca de tela dos alambrados, reforma dos sanitários e adequação para usuários portadores de deficiência física. A estação recebeu também nova comunicação visual.

A reforma faz parte do Programa Emergencial de Manutenção das Estações da CPTM. Na linha D também foram reformadas as estações da Mooca, Utinga, Santo André, Prefeito Saladino, São Caetano, Capuava, Guapituba, Mauá e Ribeirão Pires.