Estação da Luz: novos acessos e integração

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 30 de novembro de 2004

ter, 30/11/2004 - 9h24 | Do Portal do Governo

A partir de hoje, os passageiros da CPTM vão poder fazer a baldeação para o metrô sem precisar pagar outra passagem. Além disso, estarão abertas novas passagens subterrâneas e bilheterias

A partir de hoje, a integração entre a CPTM e o Metrô na Estação da Luz é gratuita. Às 4h, quando começam a circular o trens das Linhas A (Luz-Francisco Morato), D (Luz-Rio Grande da Serra) e E (Luz-Estudantes), as novas passagens subterrâneas e bilheterias da velha estação estarão abertas.

Com isso, os passageiros de trem que precisam também pegar a Linha Azul do Metrô (Jabaquara-Tucuruvi), a maior delas, não vão ter de fazer o tortuoso caminho pela Linha Vermelha para economizar uma passagem.

Em maio de 2000, o governo do Estado tornou gratuita a passagem entre o Metrô e os trens que chegam às Estações da Barra Funda e do Brás. As duas, porém, cruzam apenas com a Linha Vermelha (Barra Funda-Itaquera) do Metrô. Por isso, muita gente sofria para economizar o dinheiro.

Quem vinha de trem pela Linha A até o Centro para pegar a Linha Azul tinha de fazer três baldeações: na Luz, descia do vagão e pegava um novo trem até o Brás; lá, utilizava a interligação gratuita, pegava a Linha Vermelha do Metrô e seguia até a Estação da Sé, onde finalmente podia descer, atravessar as escadas rolantes e pegar a Linha Azul. Agora, não serão mais três baldeações, mas apenas uma.

Quem chegava pelas Linhas D e E tinha menos dificuldade. Os trens, que vêm da Zona Leste, já passam pelo Brás. Mesmo assim, eram duas baldeações: a primeira no Brás, para a Linha Vermelha; e a segunda na Sé, para a Linha Azul.

Esse percurso das Linhas A, D e E da CPTM para a Azul do Metrô, ou vice-versa, é feito diariamente por 150 mil pessoas. Agora, esses passageiros vão economizar pelo menos uma baldeação.

A obra na Luz é a última interligação a ser inaugurada. Além das passagens do Brás e da Barra Funda, liberadas há quatro anos, foi feita também, em outubro de 2002, a ligação entre os trens de Santo Amaro e a Linha Lilás do Metrô, que vai até o Capão Redondo.

Mas parte do novo sistema da Luz já estava em teste desde o final de setembro. A integração foi feita nos domingos e feriados, por onde passaram, no total, 129 mil pessoas. A experiência foi aprovada e amanhã, às 10h, quando tudo já estiver funcionando normalmente, o governador Geraldo Alckmin vai à Estação para a inauguração oficial.

A obra é grande, tem dois saguões subterrâneos e uma das passagens exibe um painel de 73 metros de extensão, da artista plástica Maria Bonomi. Toda integração (contando as obras no Brás e na Barra Funda) custou US$ 95,1 milhões. O Bird (Bando Mundial) entrou com US$ 45 milhões e o governo do Estado, com o resto.