Estação balada

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 24 de agosto de 2006

qui, 24/08/2006 - 10h50 | Do Portal do Governo

A diversão mora ao lado… das estações do Metrô

CAIO QUERO, caio.quero@grupoestado.com.br

Parques, museus, centros culturais, prédios históricos e baladas com sotaque de várias partes do mundo. Na correria do dia-a-dia, você pode nem se dar conta, mas o mesmo metrô que é utilizado para ir ao trabalho pode ser também uma ótima ferramenta na hora de se divertir e conhecer melhor a Cidade. Nas proximidades das estações dos trens há um verdadeiro universo de cultura a ser explorado pelos turistas ou habitantes da metrópole. Toda essa vida acima dos trilhos subterrâneos está no guia turístico São Paulo a Cada Estação (R$ 35), que acaba de ser lançado por uma parceria entre o Metrô e a editora Empresa das Artes.

Em mais de 400 páginas, o livro traz os principais pontos turísticos que ficam nas proximidades das 54 estações que servem à Capital. Há também dicas de cinemas, casas de espetáculo, centros comerciais, restaurantes e hotéis.

Para os amantes da natureza, há boas opções de parques próximos aos extremos das linhas vermelha e azul. O Parque do Carmo, por exemplo, abriga áreas de Mata Atlântica preservada. Dá também para aprender um pouco mais sobre astronomia no Planetário do Carmo, inaugurado no final do ano passado e que hoje é um dos mais modernos da América Latina. Próximo à estação Jabaquara há o Zoológico; na Zona Norte, ao lado do metrô Santana, o Parque da Cantareira.

Arte e história estão espalhados por outras estações, como o Museu de Arte de São Paulo, na Trianon-Masp, ou a Vila Maria Zélia, pertinho do metrô Bresser.

É possível ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura dos imigrantes que construíram a Cidade. A história da chegada dos japoneses pode ser conhecida no metrô São Joaquim, enquanto a cultura dos muçulmanos pode ser desvendada na Mesquita Central, perto das estação Dom Pedro II.

O JT antecipou a idéia de mostrar como se divertir nas proximidades das estações do metrô de São Paulo. O guia Divirta-se, há mais de dois anos, publica a seção ‘Metrô’, que traz dicas de gastronomia e atrações culturais que ficam em um raio de até 500 metros de distância das estações. Há ainda curiosidades sobre o funcionamento dos trens.

(SERVIÇO)De Leste a Oeste, de Norte a Sul, o que não faltam são atrações culturais perto do metrô.

São Paulo a Cada Estação

Metrô/Emp. das Artes Preço: R$ 35