Espetáculo de beleza, só para maiores de 60

Jornal da Tarde - Terça-feira, 9 de março de 2004

ter, 09/03/2004 - 14h12 | Do Portal do Governo

ARYANE CARARO

A mais nova tem 60 anos. Algumas usavam vestidos longos com paetês. No rosto, a maquiagem escondia sinais do tempo. Na cabeça, muito laquê, penteados de festa e apliques. Elegantes, 30 mulheres pisaram ontem numa passarela improvisada no anfiteatro do Centro de Referência do Idoso (CRI), em São Miguel Paulista, na Zona Leste. Elas disputavam o concurso Miss Terceira Idade – para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Para a maioria, era a primeira vez na passarela e a realização de um sonho. Diante de 690 pessoas, disputaram o título de Miss CRI (Miss Terceira Idade), Miss Beleza, Miss Simpatia, Miss Sorriso, Miss Elegância e Miss Timidez.

O concurso começou às 15h, mas uma hora e meia antes as candidatas já estavam nos “camarins” sendo penteadas e maquiadas por profissionais de um salão de beleza dos Jardins. O desfile terminou às 16h e os homens que estavam na platéia faziam suas apostas. “Vai dar a 6 e a 15”, dizia o aposentado Benedito Barbosa, de 74 anos. O nervosismo das candidatas durou até 17h, quando saiu o resultado. Ao ser anunciada a Miss Beleza, o aposentado Eliezer Moreira, de 77, comentou: “De fato, está boa. E eu nem estava vendo… Agora, vou dançar com ela”. A maioria dos idosos presentes participa do baile às sextas-feiras no CRI.

Elizabete de Souza Braga (n.º 15), de 63, a Miss Beleza, reviveu a glória da juventude. “Quando era nova, ganhava todas. Fui Miss Uva e Miss Algodão, em Jundiaí, e Miss Vinho em São Roque.” Na época, tinha 18 anos. Desta vez, participou por farra, como diz, e não esperava ganhar. Surpresa também para Maria do Carmo Alves (n.º 6), de 61, emocionada com o título de Miss Elegância. “Era tudo o que queria na vida. Sempre sonhei em desfilar, mas nunca tive oportunidade.”

A grande vencedora foi a mais idosa das concorrentes. Iracema da Silva Carvalho, de 81 anos, foi eleita Miss Sorriso e Miss CRI. Já a Miss Timidez, Iraci Maria da Silva, de 66, contou que gastou quase R$ 100 em vestido, sapato, bijuteria e acessórios. “Valeu a pena.” A Miss Simpatia Ana Maria Casemiro, de 65, dava a receita: “Repousei e tomei bastante suco de maracujá”, diz ela, que já foi Miss Simpatia do Clube Elite de Itaquera.

O concurso superou a expectativa da diretora do CRI, Rosa Maria dos Santos, de 57. Ao todo, 100 mulheres se inscreveram para o concurso. “Elas puderam se ver belas. Foi uma oportunidade para se mostrarem com todo o brilho.”