Escritores viram astros na Mantiqueira

Folha de S. Paulo

ter, 01/06/2010 - 8h06 | Do Portal do Governo

Prêmio anunciado em São Francisco Xavier atrai atenção da população para autores

Ao anunciar, no sábado, o livro “AvóDezanove e o Segredo do Soviético” como um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, durante o Festival da Mantiqueira, o governador Alberto Goldman não se conteve.

“Não entendi nada. Esse quer mesmo chamar a atenção”, disse, aos risos. Talvez em 2011 o escritor angolano Ondjaki, autor do livro, já não cause tanta “estranheza” no festival.

Distrito de São José dos Campos com 2.800 habitantes, São Francisco Xavier é um divisor de águas na carreira de muitos autores desde que os finalistas do Prêmio SP passaram a ser divulgados ali, no ano passado.

O prêmio, que será entregue no dia 2 de agosto, dará R$ 200 mil para cada um dos dois vencedores. O alto valor, o maior do Brasil, desperta curiosidade e funciona como um trampolim do anonimato, ou do reconhecimento apenas entre acadêmicos, para a consagração junto ao público.

Vencedores do prêmio em 2009, Altair Martins e Ronaldo Correia de Brito são nomes que ganharam impulso em São Francisco Xavier. Ambos abriram os debates do festival deste ano. Entrevistá-los sem ser interrompido por fãs em busca de fotos ou autógrafos era quase impossível.

Após o debate, uma senhora, acanhada, perguntou à Folha: “Tem como me apresentar o Ronaldo?”. Uma moradora pediu uma cópia com o nome dos finalistas. Quer ler todos, inclusive Ondjaki, cujo nome perguntou como se pronuncia [se fala como se escreve]. “Às vezes eles falam difícil e a gente não entende, mas são todos gente boa.”