Escreve Cartas liga estudantes a atividades sociais

O Estado de S. Paulo - Estadão Sul - 25/4/2003

sex, 25/04/2003 - 9h10 | Do Portal do Governo

Vanessa Spada


Por meio do programa, alunos puderam conviver com idosos e pessoas carentes

Em outubro de 2001, durante a 1.ª Semana de Solidariedade do governo do Estado de São Paulo, uma parceria entre o Poupatempo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou o projeto Escreve Cartas. A idéia principal era auxiliar analfabetos e pessoas com dificuldades de escrita. No início, montou-se uma infra-estrutura com voluntários treinados, que redigiam cartas gratuitamente. Na região, o posto escolhido foi o de Santo Amaro.

Depois de dois meses de trabalho, o Poupatempo Santo Amaro passou a levar o Escreve Cartas para ações sociais e visitas a asilos. Desde a inauguração, mais de 3 mil cartas foram escritas, sem contar os atendimentos realizados em atividades externas, como as visitas aos abrigos e as ações comunitárias.

Em 2002, o programa serviu de inspiração para a elaboração de um projeto conjunto do Colégio Friburgo e da Escola Estadual Paulo Setúbal. A iniciativa seguiu em duas frentes diferentes. A primeira consistiu na troca de cartas entre os alunos da 7.ª série do ensino médio dos dois colégios, sob acompanhamento e avaliação das professoras de Língua Portuguesa. A outra, na troca de correspondências entre os estudantes da 8.ª série do Colégio Friburgo e os idosos abrigados nos asilos atendidos pelo Escreve Cartas.

Para Luís Agune, Gerente do Poupatempo Santo Amaro, o diálogo entre jovens e idosos é bastante positivo. ‘Muitos não têm parentes nem recebem visitas e, por isso, as correspondências são muito bem-vindas. De outro lado, a partir dessa experiência, os estudantes passarão a ter maior respeito pela pessoas da terceira idade.’