‘Escreve cartas’ ganha prêmio nacional

O Estado de S. Paulo - 29/11/2002

sex, 29/11/2002 - 11h11 | Do Portal do Governo

Projeto é uma parceria entre Estado e Correios; convênio permite instalação de biblioteca

A história de Dora, personagem interpretada por Fernanda Montenegro, a escrevedora de cartas do filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, rendeu vários frutos para o cinema nacional. Mas além de diversos prêmios em festivais cinematográficos e a indicação ao Oscar, esta produção nacional inspirou uma iniciativa que acaba de receber a própria premiação.

O programa “Escreve Cartas”, em funcionamento nos postos do Poupatempo de Itaquera e Santo Amaro, foi um dos contemplados no 7.º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão, cuja cerimônia ocorreu em Brasília, na semana passada. “É o reconhecimento de uma iniciativa de projeto social”, comenta o gerente de Itaquera, Plínio Ripari.

Saber ouvir é uma característica fundamental para quem se dispõe a participar do Escreve Cartas. O voluntário tem de ser “apenas mãos e ouvidos” e precisa ter alguns requisitos, como ser discreto, pois terá de ouvir as histórias das pessoas, apresentar boa caligrafia, disponibilidade de horário e vontade de participar de um projeto social. Além disso, deve ter idade acima de 18 anos e escolaridade a partir do ensino médio.

Além do prêmio, o Poupatempo festeja nesta semana a inauguração da Biblioteca “Ler é Saber”, com acervo de 2.600 títulos, resultado de uma parceria entre o governo do Estado e o Instituto Brasil Leitor. “Nossa unidade sempre desenvolve trabalhos voltados para a comunidade da região, como ações sociais e campanhas de doação de roupas. Anteriormente, tínhamos uma pequena gibiteca, que já fazia 200 atendimentos por dia”, diz o gerente do posto da zona sul, Luís Agune.

Cabelo – Na quarta-feira, o Poupatempo Santo Amaro realizará, em parceria com a Escola Teruya – Centro de Atualização e Formação de Cabeleireiros, a 1.ª Campanha de Corte de Cabelo Gratuito. Segundo pesquisa feita no local pelo Ibope, 50% dos freqüentadores estão desempregados ou não têm emprego formal.

Programa Escreve Cartas – Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 258. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

(Estadão – Editoria Sul)