Escolas terão câmeras de vídeo e alarmes

A Tribuna - 4/6/2002

ter, 04/06/2002 - 9h36 | Do Portal do Governo

Alckmin anunciou pacote de medidas para diminuir violência na região

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem um pacote de medidas para combater a criminalidade na Baixada Santista. Doze escolas de Santos e dez de São Vicente serão equipadas com câmeras de vídeo e alarmes. Além disso, a região recebeu 156 policiais militares recém-formados e 63 viaturas zero-quilômetro, que estão prontos para ir às ruas.

Os colégios onde serão instalados os equipamentos de segurança ainda não foram definidos pela Coordenadoria de Ensino do Interior. ‘A escolha será feita com base nos índices de violência registrados pela PM nos bairros onde estão localizadas as escolas’, explicou a dirigente regional de Ensino, Sylvia Bittencourt.

A implantação de câmeras e alarmes faz parte do Plano de Segurança Escolar, lançado recentemente pelo Governo do Estado para conter a onda de violência nas escolas das principais localidades do Estado, entre elas a Baixada e as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

‘São cidades que têm uma vulnerabilidade maior, onde há drogas, violência e algum tipo de indisciplina mais séria nas escolas’, afirmou o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Segundo ele, as unidades de ensino que estão autorizadas a receber câmeras de vídeo e alarmes são as que contam com salas de 5ª a 8ª séries e de ensino médio. ‘Não é um plano repressivo. Não haverá presença armada da polícia nem vistoria em aluno. É apenas um plano de segurança’, disse o secretário.

O Governo gastará R$ 99 mil com a instalação das câmeras e alarmes nas 22 escolas de Santos e São Vicente e ainda pretende contratar 2 mil vigias para todo o Estado, que atuarão desarmados, mas com rádios para comunicar a polícia sobre incidentes em áreas escolares.

Outras medidas

Em Santos, as demais medidas que integram do Plano de Segurança Escolar beneficiarão 38,9 mil alunos de 29 escolas dos ensinos médio e fundamental. Entre elas está a cobertura de quadras poliesportivas de dez escolas e a ocupação de zeladorias vagas em três colégios.

Além disso, o Estado implantará o programa Parceiros do Futuro em outras quatros unidades de ensino da Cidade. A iniciativa permite a abertura das escolas nos finais de semana, como alternativa para integrar a comunidade com o ambiente escolar.

‘Também vamos investir em programas de capacitação de professores’, completou Chalita. ‘O professor tem que ser um agente de prevenção da violência. Queremos trabalhar o professor como um líder. E sendo um líder, ele poderá ter uma sala menos agressiva’.

Efetivo

Dos 156 policiais militares que a região ganhou ontem, 70 atuarão em Santos. Os demais serão distribuídos entre Peruíbe (48), Guarujá (32) e Praia Grande (6). A entrega dos diplomas aconteceu na Praça Mauá. Das 63 viaturas, 54 atenderão a Polícia Militar e nove a Polícia Civil da região.

O governador voltou a elogiar a atuação da polícia no combate ao crime. ‘São Paulo tem a polícia mais bem treinada e bem equipada do País’.

Ele comentou ainda que já pediu à Secretaria de Segurança Pública que faça estudos para implantar uma espécie de sistema de recompensa pelo desarmamento da sociedade.

‘Tirar a arma da rua é fundamental’, afirmou. ‘Mas isso ainda está sendo avaliado. Precisamos encontrar uma fórmula jurídica para aplicar a idéia’.

Evandro Siqueira