Escolas técnicas da região participam do projeto Pensar Jovem

Diário de Sorocaba

ter, 28/07/2009 - 9h04 | Do Portal do Governo

Levar a filosofia aos jovens como forma de melhorar seu nível intelectual e desenvolver sua capacidade crítica, colaborando para que se preparem para exercer um papel ativo na sociedade. Este é o objetivo do projeto Pensar Jovem, desenvolvido pelo Centro Paula Souza e a divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, por meio do Portal Aprende Brasil. Criado no ano passado, quando envolveu 188 turmas de 27 escolas de ensino técnico (ETECs) do Estado de São Paulo, o projeto chega à sua segunda edição com a participação de 163 turmas de 30 ETECs. Desse total, oito turmas de duas escolas são da região de Sorocaba, com uma adesão de 250 alunos que responderam à pesquisa aplicada na primeira fase do projeto. 

Criado para turmas do Ensino Médio, o Pensar Jovem tem três etapas: pesquisa, debates e criação de fábulas modernas sobre as virtudes éticas abordadas. Em 2008, o projeto tratou dos temas honestidade/verdade e justiça/solidariedade. Neste ano, os temas escolhidos são honestidade/verdade e coragem/honra. Na etapa de pesquisa, um total de 4.964 alunos responderam a perguntas objetivas e baseadas em situações concretas, revelando se aprovam ou reprovam a prática de determinadas posturas éticas. Os resultados serão divulgados no dia 31 de agosto. 

A segunda etapa, de debates, foi iniciada no dia 24 de junho e segue até o final do projeto. Além de discutir na sala de aula a importância da honestidade, verdade, coragem e honra na sociedade, os alunos serão estimulados a ampliar o debate no Blog do Filósofo, mediado pelo educador e filósofo Carlos Roberto Merlin Júnior, um dos idealizadores do projeto. Formado em Filosofia pela PUC-PR, Merlin leciona História e Filosofia e está preparando mestrado na área de Filosofia da Educação. 

Por fim, na terceira etapa, os estudantes irão criar e apresentar fábulas modernas, que deverão evidenciar a importância de uma ou mais virtudes éticas. Neste ano as fábulas criadas pelos alunos serão publicadas em um livro, que será lançado em outubro. No ano passado, foram escritas 96 fábulas, publicadas no site do projeto Pensar Jovem. Na região de Sorocaba, participam do Pensar Jovem 2009 alunos do Etec Fernando Prestes (Sorocaba) e do Etec Doutor Domingos Minicucci Filho (Botucatu).