Escolas privadas vão participar de plano para o setor público

O Estado de S.Paulo - 30/05/2003

sex, 30/05/2003 - 11h59 | Do Portal do Governo

É a primeira vez que colégios particulares colaboram para política estadual

Escolas particulares do Estado devem preparar nas próximas semanas um conjunto de sugestões para o novo Plano Estadual de Educação – programa de diretrizes que vai reger o sistema educacional nos próximos dez anos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp), José Augusto Lourenço, essa é a primeira vez que a iniciativa privada é chamada para colaborar na confecção de uma política pública.

Na quarta-feira, o secretário de Educação, Gabriel Chalita, recebeu proprietários e representantes de escolas particulares para a primeira audiência pública com o setor sobre o plano. O sindicato decidiu solicitar que as escolas do Estado apresentem sugestões e subsídios ao plano. Em duas ou três semanas, de acordo com a entidade, um documento com os principais pontos deve ser levado à secretaria. O sindicato representa 10 mil escolas.

Desde que o projeto do plano estadual foi lançado pela secretaria, em 29 de abril, Chalita já teve encontros com o secretários municipais de Educação e com representantes das escolas estaduais.

Outras audiências e reuniões devem ocorrer nos próximos meses. O plano estadual atingirá todos os níveis de educação: de ensino infatil ao superior. Chalita quer que até 15 de outubro, os planos estadual e municipais sejam apresentados.

Marcos de Moura e Souza