Escolas passarão por avaliação do Estado

Mogi News

ter, 18/08/2009 - 9h35 | Do Portal do Governo

A rede municipal de educação de Mogi participará pela primeira vez do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), cuja prova é aplicada aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental, envolvendo as disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além da redação. O projeto de lei que autoriza o convênio da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Educação foi aprovado na última quinta-feira pela Câmara de Vereadores. O acordo vale apenas para este ano e as despesas serão pagas pelo Estado. O teste será nos dias 10, 11 e 12 de novembro, dentro das próprias escolas, durante o período de aulas. 

“Toda avaliação é boa e importante para melhorar a qualidade do ensino”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle. Ela lembrou, entretanto, que Mogi já participa da Prova Brasil (que avalia estudantes de 4ª e 8ª séries) e da Provinha Brasil (para a 2ª série). “Essas provas dão uma referência de como a escola está em relação às demais unidades brasileiras. Já o SARESP analisa cada escola em relação aos objetivos que ela deveria alcançar e o que está sendo aprendido”, comentou. 

As escolas particulares também podem se inscrever no SARESP, mas deverão arcar com suas despesas. Maria Geny lembra que não é indicado fazer um ranking das escolas.