Escolas do Estado terão programa contra as drogas

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

sex, 13/02/2004 - 8h46 | Do Portal do Governo

A prevenção ao uso de drogas entre estudantes será reforçada por um projeto lançado ontem pela Secretaria de Estado da Educação. Denominada Tá na Roda — Uma Conversa sobre Drogas, a iniciativa é feita em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

De acordo com a dirigente de Ensino da Região Santos, Maria Lúcia Ferreira dos Santos, até o final da semana que vem, as escolas da regional que participarão do programa estarão definidas. ‘‘Vamos utilizar como critérios de escolha o grande número de alunos e escolas em regiões com maior ocorrência de situações que envolvam o uso de droga’’.

As 89 diretorias de ensino do Estado vão participar das atividades. Na fase inicial, cada diretoria indicará dez escolas para receber os kits elaborados pela Fundação Roberto Marinho.

O objetivo é ampliar o trabalho de educação preventiva quanto o uso de drogas, que já acontecia desde 1996 na rede estadual por meio do programa Prevenção Também se Ensina.

O lançamento foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, através de teleconferência. De acordo com Alckmin, o programa trata o assunto sem preconceito, com a participação de especialistas, educadores e atores.

Para o projeto, a Secretaria de Estado da Educação investiu R$ 1,4 milhão.

O processo

Mil kits serão distribuídos, contendo o Livro do Professor, com atividades a serem realizadas em sala de aula, além de 20 programas de vídeo e um CD-Rom de capacitação para professores.

Os vídeos vão apresentar algumas situações exibidas pela novela O Clone, da Rede Globo, e serão exibidos semanalmente, às segundas-feiras, sempre às 22h30, no canal Futura, a partir de 1º de março.

Estes programas de vídeo trazem debates com platéias de 30 jovens de diferentes classes sociais, mediados pelo psiquiatra Jairo Bouer e pelo jornalista Cunha Júnior. Os atores Thiago Fragoso, Débora Falabella e Thaís Fersoza, que participaram da novela O Clone, também fazem parte do programa.

Segundo informações da Diretoria de Ensino da Região Santos, a princípio, serão capacitados 356 profissionais de todas as diretorias de ensino do Estado. O início das atividades está previsto para março. Ao todo, 890 mil alunos do Ensino Médio serão beneficiados.

De acordo com a dirigente de Ensino de Santos, a prevenção é importante para que o aluno adquira capacidade de análise, reflexão e crítica para o assunto. ‘‘Já temos experiência com o programa anterior e sabemos que prevenir dá certo’’.