Escolas de Ribeirão aprovam mais na USP

Gazeta de Ribeirão/Ribeirão Preto

seg, 31/08/2009 - 9h06 | Do Portal do Governo

Primeiro e segundo lugar nas escolas públicas da rede estadual são da cidade 

Ribeirão Preto levou o primeiro e o segundo lugar no ranking de escolas públicas da rede estadual com mais alunos aprovados na Universidade de São Paulo (USP). As campeãs foram Otoniel Mota, que teve 27 alunos aprovados, e a Tomás Alberto Whately, 26. 

As duas escolas estão há três anos no ranking das dez melhores. A classificação foi divulgada ontem em Ribeirão pela reitora da USP, Suely Vilela, que comemorou o resultado das políticas públicas de inclusão implantadas desde 2006.

De acordo com a pró-reitora de graduação da USP, Selma Pimenta, a universidade conseguiu alcançar a meta e chegou este ano a 30,1% de ingressantes vindos da rede de ensino pública (uma alta de 6,1% em quatro anos).

Suely e Selma atribuíram o desempenho de Ribeirão ao envolvimento que as escolas do interior tem com os campi das cidades e ao grande número de inscrições nessas unidades. “Existe uma auto-exclusão no ensino médio público, muitos nem se inscrevem, mas os resultados têm mostrado que esses alunos conseguem entram e que têm um desempenho igual ou superior ao dos outros aprovados”, disse a pró-reitora.

Suely afirmou que o objetivo é que, em dez anos, a porcentagem de alunos da rede pública que entram para a USP chegue a 50%. O diretor do Tomás, Marco Antônio de Azevedo, atribuiu o bom resultado ao comprometimento do corpo docente com a preparação das turmas e o incentivo da escola à participação das famílias no processo. A direção do Otoniel não se manifestou até o fechamento desta edição.