Escola utiliza informática para interagir com os seus alunos

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 28 de setembro de 2007

sex, 28/09/2007 - 15h35 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde – Sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A E.E. Silva Jardim, no Tucuruvi, Zona Norte, tem um jornal bimestral feito com a participação de alunos e professores. Lá são divulgadas as notícias de interesse da escola e os projetos desenvolvidos pelos estudantes. Criado no final de 2006, o jornal tem tiragem média de 2 mil exemplares e está chegando à quinta edição.

‘O Jornal Silva Jardim foi criado para que os alunos reconheçam a importância da leitura e da escrita e para incentivar a interação dos estudantes com tudo o que acontece na escola’, explica o diretor Eraldo Sampaio.

Os alunos e professores usam o laboratório de informática da escola para escrever e fazer pesquisas. ‘Juntos, eles preparam desde a pautas e perguntas para entrevistas até a a diagramação e montagem do jornal’, explica Sampaio.

Um dos alunos voluntários é Fernando Henrique Nápoli, aluno do 1º ano do ensino médio, que fez a diagramação da edição número 3. ‘Tenho afinidade com artes gráficas porque é a área onde pretendo trabalhar no futuro e gostei muito de participar, pois foi uma forma de divulgar os trabalhos que fizemos para a semana cultural’, diz ele.

Wellington Machado, colega de classe de Fernando Henrique, também participa do projeto. ‘Gosto muito da divulgação dos eventos da escola, mas também é interessante falar de outros assuntos. Estou preparando uma seção com dicas de informática para a próxima edição, pois muitos dos meus colegas gostam de informática e internet’, explica ele.

Sua amiga Cindy dos Santos sugere a criação de um espaço sobre passeios culturais e moda. ‘Como são assuntos de que as meninas gostam, é importante o nosso jornal falar sobre esses temas para que elas passem a ler mais, pois muitas ainda não têm esse hábito.’

Diálogo

O diretor atribui o interesse dos estudantes pelo projeto ao diálogo – principalmente pela web. ‘Sempre converso muito com eles na escola, mas tem sido mais fácil falar pela internet, pois é a forma de comunicação mais atraente para a geração deles’, explica Sampaio, que é moderador da comunidade da escola no site de relacionamentos Orkut. Para engajar cada vez mais alunos na preparação do jornal, são promovidas enquetes na comunidade sobre os temas que eles consideram interessantes para cada edição. ‘Muitos educadores ainda encaram a internet de forma negativa, mas, se o uso desse recurso for intermediado por um adulto, pode facilitar a comunicação entre alunos e educadores.’

Outro exemplo de interação com a comunidade escolar é o site da escola. ‘A nossa página também traz notícias de interesse dos alunos e da comunidade e, para os estudantes, é mais uma forma de reconhecimento dos trabalhos realizados por eles nos eventos da escola, como feiras e mostras culturais’, diz Sampaio.