Escola pública de SP vai à final de torneio de robótica

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 1 de abril de 2008

ter, 01/04/2008 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Escola Estadual Waldemar Salgado, de Santa Branca, no Vale do Paraíba (SP), venceu a etapa brasileira da First Robotic Competition, competição de robótica realizada pela ONG americana First em São José dos Campos no último dia 15, disputada por 13 equipes de todo País. O grupo White Hurricane (furacão branco em inglês), formado por 25 alunos de 1ª a 3ª série de ensino médio, embarca no dia 15 para Atlanta (EUA), para a final, onde vão disputar com times do EUA, Canadá, México e Israel.

O grupo da única escola pública a participar começou tímido. “Não acreditávamos, mas conforme o projeto ganhou forma, passamos a apostar na vitória”, contou Jefferson Cardozo Barboza, de 17 anos, que trabalhou com a eletrônica do robô WS1.

A idéia de participar da prova veio de um ex-aluno, Rodrigo Albuquerque, que hoje trabalha para a Johnson & Johnson. Apresentado o projeto – a construção de um robô com o patrocínio de grandes empresas e o auxílio de engenheiros -, a diretora Iraci Siqueira iniciou em maio de 2007 os testes para selecionar os alunos interessados.

Matemática e física foram disciplinas importantes para a construção do robô, que deveria realizar uma série de tarefas determinadas pela Nasa.Todos se mobilizaram para ajudar o grupo. O trabalho foi estendido em janeiro, mês em que os adolescentes estão de férias, e os pais passaram a freqüentar a escola para apoiar os filhos nas atividades.

Para Iraci, o contato com profissionais da área foi determinante para o desempenho do grupo. “Muitas vezes os professores agem como pais dos alunos. O ambiente empresarial, criado pelos engenheiros que nos ajudaram, fez o trabalho render e os alunos tiveram contato com o futuro da tecnologia”, comentou.