Escola ensina a comprar

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 22 de agosto de 2006

ter, 22/08/2006 - 10h50 | Do Portal do Governo

EE Maria Ap. de Faria, de Mogi das Cruzes, incluiu no currículo noções de economia e consumo

A prática sempre é melhor que a teoria. Baseado nesse principio, o corpo docente da Escola Estadual Maria Aparecida de Faria, em Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo, reuniu alunos e professores de 1ª a 4ª séries e lançou um grande empreendimento: o ‘Supermercado Compre Certo’. Em abril, ele funcionou por dois dias e fechou as portas. Fracasso? Muito pelo contrário, um retumbante sucesso de conscientização da cidadania.

Durante semanas, os alunos juntaram embalagens vazias de diversos produtos, conseguiram dinheiro de fantasia e montaram o ‘negócio’. Munidos de listas de compras, partiram para a ‘farra’ consumista, mas com parcimônia. Procuraram os preços mais em conta, os produtos com melhor qualidade na relação custo/benefício e verificaram, até mesmo, as datas de validade dos produtos adquiridos.

Além de noções de consumo consciente, os estudantes também passaram pelo aprendizado da organização. Alunos de 1ª e 2ª séries faziam o estoque (juntavam as embalagens); os da 3ª série, as pesquisa de mercado (iam aos comércios locais levantar os preços); e os da 4ª série, o gerenciamento (controle de estoque e movimento do caixa).

Nos dois dias em que o ‘Supermercado’ abriu suas portas (26 e 27 de abril) registrou movimento digno de grandes redes, mobilizando os 700 alunos da escola e boa parte da comunidade local.

“Comerciantes vinham perguntar o que estava havendo, pois muitas crianças passaram a fazer perguntas sobre a dinâmica dos mercadinhos locais para seus donos e empregados”, conta Marialice Ferreira Del Plata, assistente técnica da Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes. “Deu para sentir os efeitos do trabalho nas crianças. Segundo os pais, depois do projeto, elas passaram a demonstrar maior interesse pelas contas de casa, prazos de validade e preço dos produtos consumidos em casa.” Houve também a participação do Procon de Mogi das Cruzes, com palestras e orientações aos alunos ‘empreendedores’.

Hoje, o projeto está em sua segunda e também importante fase: alunos e comunidade se empenham em reciclar as mais de mil embalagens utilizadas como produtos do ‘Supermerdo Compre Certo’.

Segundo Marialice, esse projeto da EE Maria Aparecida de Faria é apenas uma parte de um grande programa da Secretaria Estadual da Educação. “Todas as escolas da rede pública de Ensino Fundamental desenvolvem alguma atividade que ensina o conceito de consumo consciente. É um grande instrumento de cidadania.”