Escola e comunidade próximos

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 24 de setembro de 2007

seg, 24/09/2007 - 13h43 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Aproximar pais de alunos e a comunidade da escola é uma das formas de inibir a violência. Essa é a conclusão de Solange Rodrigues Leite, diretora da E.E. Heidi Alves Lazzarini, do Parque Santo Antônio, Zona Sul, onde um projeto de resgate cultural vem produzindo frutos.

“A escola está entre dois bairros que durante muitos anos ficaram estigmatizados pela violência – o Jardim Ângela e o Capão Redondo, e os pais não eram muito presentes nas atividades escolares de seus filhos”, descreve ela.

Por meio do projeto “Interação”, as crianças do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) foram estimuladas a pesquisar sobre suas origens familiares e trazer os resultados para a sala de aula.

Depois de várias atividades na escola em forma de produção de textos e debates, a pesquisa dos alunos culminou com a Mostra Cultural, onde foram apresentadas danças, comidas típicas e histórias das regiões Norte e Nordeste, de onde vêm a maior parte dos pais e da população local.

“Como resultado, estamos notando maior participação dos pais nas reuniões bimestrais da escola para tomada de decisões, como cobertura da quadra e instalação de portão eletrônicos e já estamos pensando na elaboração de outros eventos”, completa Solange.